As eleições 2020 municipais em primeiro turno acontecerão no próximo dia 15 de novembro, das 7h às 17h, com horário preferencial de 7h às 10h para maiores de 60 anos. Eleitor poderá votar em um único candidato a vereador, além, é claro, do candidato a prefeito.
No primeiro turno das eleições, o eleitor terá que digitar os números de dois candidatos na urna eletrônica: o do vereador, com cinco dígitos, e o do prefeito, com dois dígitos. Após digitar o número, é importante que se confira o nome e a foto do candidato escolhido que aparecem na urna. Se estiver errado, basta apertar a tecla “corrige” e digitar o número certo. Ao apertar a tecla “confirma”, o eleitor computa o voto para aquele candidato, ficando impossível alterar depois disso.
Caso o eleitor não queira dar seu voto para nenhum candidato, ele poderá apertar a tecla “branco” e, em seguida, “confirma”. Segundo o TSE, o voto em branco não é computado como voto válido, sendo registrado apenas para estatísticas.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores levem para a cabine de votação uma cola em papel preenchida com os dados dos candidatos escolhidos, contudo, avisa que é proibida a utilização de telefone celular, tablets, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabine.
De acordo ainda com o TSE, para votar, é obrigatória apresentação de documento oficial com foto, como: CNH; Carteira de categoria profissional reconhecida por lei; Carteira de identidade; Carteira de trabalho; Carteira nacional de habilitação; Certificado de reservista; Documento Nacional de Identidade (DNI); e-Título (título de eleitor em meio digital) ou Passaporte.
É recomendável, mas não obrigatório, levar o título de eleitor, já que nele está o número da seção eleitoral.
Eleições em tempos de pandemia
Por conta da pandemia do novo coronavírus, as eleições deste ano terão algumas mudanças. Além de ter sido adiada do primeiro domingo de outubro para o dia 15 de novembro, o horário de votação se estende das 7h às 17h, dando prioridade pela manhã aos grupos de risco.
Algumas outras medidas de segurança foram estipuladas: esse ano não será necessário o uso da biometria e recomenda-se que todos os eleitores levem sua caneta, seu álcool em gel e passem nas mãos antes e depois de votar, sendo obrigatório o uso de máscara no momento da votação.