Neste domingo (07), a população de Jaguaruana foi às urnas para eleger o novo prefeito do município. Elias do Sargento tirou 11.603 votos (51,64%), vencendo a disputa acirrada contra o candidato Roberto da Viúva, que obteve 10.866 (48,36%).
A Justiça Eleitoral marcou eleição suplementar após a chapa eleita em 2020 formada por Roberto e sua vice-prefeita Flávia Façanha (PSB) ter sido cassada.
Eleição suplementar
Roberto e Flávia foram eleitos em 2020, mas o TSE entendeu que a candidata à vice não teria se desligado do cargo de assessora parlamentar na Assembleia Legislativa três meses antes das eleições, a chamada desincompatibilização. Essa decisão foi o que ocasionou a anulação da eleição. Flávia já estava substituindo seu marido na chapa, Bebeto Delfino (PSB), que ia pra reeleição como vice-prefeito, mas teve suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas Estado (TCE) e por isso ficou fora do pleito.
Entretanto, apesar da cassação da vice, Roberto teve decisão anterior favorável no TSE, se tornando novamente elegível, continuando apto a disputar a eleição suplementar.
Desde janeiro, José Elias Oliveira, vulgo Elias do Sargento, eleito presidente da Câmara Municipal, estava à frente da Prefeitura como prefeito interino e hoje disputava a vaga por prefeito de fato, vencendo o pleito.






