Na manhã desta quinta-feira (7), equipes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Verde Luz se uniram para realizar uma translocação de ninho de tartarugas ameaçadas de extinção, na faixa de praia do litoral Leste, no município de Beberibe. A operação foi motivada por uma solicitação aos órgãos ambientais feita pela ONG que monitora o ninho.
Ao todo foram resgatados 145 ovos de tartarugas de uma ninhada que estava ameaçada por estar próxima a uma barragem e pelo carreamento de água das chuvas nela. “Foi uma ação imediata, e de pronto acatamos o pedido do instituto para salvar os ovos”, disse o assessor técnico da Fauna da Semace, Roberto Cavalcante.
O ninho foi transferido pelos agentes para um local na mesma praia, há poucos metros de onde se encontrava. Segundo a técnica da Sema, Thaís Câmara, “se não fôssemos a tempo, com o surgimento de mais chuvas, poderíamos perder todos os ovos”, informou a agente ambiental.
Como não tinha como identificar o tipo da espécie, a suspeita dos técnicos é de que sejam da espécie Tartaruga-de-pente, que também é mais comum de surgir naquele habitat.
Ocorrências
A Semace lembra que ações como essa em outros locais podem ser feitas com a colaboração das comunidades litorâneas. No caso de ocorrências de encalhes de tartarugas e outros animais marinhos, a ocorrência deve ser avisada à Superintendência pelo telefone (85) 3254.3083 ou 0800.275.22.33 ou pelo e-mail.