Em homenagem à semana da Consciência Negra, o Vasco da Gama, clube brasileiro que tem um destaque histórico por ter lutado contra o racismo no futebol, aproveitou para nomear em suas camisas inúmeras personalidades que ganharam destaque de bravura e resistência pela luta contra o preconceito racial.
Dentre elas, nomes como de Pelé, Malcolm X, a ativista americana Rosa Parks, do goleiro Barbosa, fizeram parte do seleto de homenageados pelo clube carioca. Porém, uma em destaque chamou atenção dos cearenses, a do jangadeiro Francisco José do Nascimento, que teve papel fundamental na luta pela abolição, ao se recusar a transportar pessoas negras escravizadas para os navios negreiros, vestida pelo craque argentino Vegetti. O nome talvez não seja conhecido por todos, mas basta revelar que se trata do aracatiense Dragão do Mar, que as pessoas conseguem detectar de quem estamos falando.
Além da honrosa homenagem, o time do Rio de Janeiro irá leiloar todas as camisas que serão também autografadas e destinar parte da verba ao observatório de descriminação racial. O Internacional também contou com a parceria.