Nesta sexta-feira (19), o deputado estadual Guilherme Bismarck (PSB), falou ao vivo à Sinal, no programa Passando Geral, com apresentação de Luiz Bilal e Júnior Diniz.
Na ocasião, o parlamentar fez um balanço sobre suas ações no legislativo cearense em 2025. O deputado tratou de pautas como eleições gerais e voto distrital, erosão costeira, caso São Benedito, obras, DNIT, turismo de eventos, entre outros.
Eleições gerais e voto distrital
“Nós temos que ter eleições gerais no país”, falou o deputado, ao defender que todos os cargos, do presidente ao prefeito, sejam eleitos no mesmo ano. O parlamentar ainda defendeu o voto distrital.
Erosão costeira
Entre os temas tratados na entrevista, esteve a questão da erosão costeira no litoral leste, pauta bastante discutida pelo deputado ao longo deste ano. Ele afirmou que está vendo, junto com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, sobre como pode ser resolvido esse problema, inclusive propondo a implantação de espigões.
No caso de Canoa Quebrada, Guilherme apontou que, segundo os técnicos, a solução para essa questão do avanço da maré seria de fato o deslocamento.
São Benedito
Um dos tópicos abordados pelo deputado foi a questão das condições de mobilidade envolvendo a empresa de ônibus São Benedito. O parlamentar disse que as reclamações quanto ao serviço da empresa vêm desde quando o ex-prefeito, Bismarck Maia, assumiu a prefeitura.
“Eu tenho dados e relatórios de ônibus que estão sem licenciamento”, disse ele. Nos últimos meses, o deputado vem juntando inúmeras reclamações a respeito das condições de viagens da São Benedito.
“Eu quero que resolva. Eu entrei agora de peito aberto”, enfatizou Guilherme sobre ter assumido esta pauta e ir agora até o fim por uma solução.
Obras
Guilherme Bismarck ainda destacou sobre o programa Sinalize, do governo do estado, que beneficiará os 184 municípios cearenses com pavimentação asfáltica.
O deputado inclusive recordou do trabalho feito pela prefeitura, na época da gestão Bismarck Maia, em levar asfalto para várias comunidades.
DNIT
“O DNIT é um órgão que precisa ser reinventado no Brasil”, enfatizou ele. O deputado disse que achou um absurdo a implantação de lombadas físicas no município de Aracati.
Vale ressaltar que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes iniciou nesta semana a retirada das lombadas na extensão da BR 304, em Aracati, onde serão implantados fotossensores.
Turismo de evento
Guilherme destacou sobre os eventos, que movimentam a renda, o turismo e a cultura da região.
Ele exemplificou através do Reveillon da Cardume, que acontecerá em Canoa Quebrada. Com planejamento desde o começo do ano, o evento promete trazer o público do eixo Rio-São Paulo para movimentar o Litoral Leste.






