No último dia 15 de junho, a EEMTI Jaime Tomaz de Aquino, localizada no distrito de Forquilha, em Beberibe-CE, recebeu o anúncio de que se encontra na lista das 10 melhores escolas do mundo na categoria “Ação Ambiental”. A escola é a única no Brasil, concorrendo ao prêmio de 50 mil dólares no âmbito de ações que remetem à sustentabilidade.
Tudo começou porque a escola, no ano de 2022, conquistou o título de Escola Sustentável devido à sua participação no Prêmio Selo Escola Sustentável promovido pelas Secretarias da Educação (SEDUC) e do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA). Com vistas ao prêmio, ela desenvolveu mais de 140 ações, que são comprováveis por meio de diversos relatórios e mais de 8 mil registro fotográficos, em quatro diferentes eixos: Currículo, Gestão Ambiental Escolar, Espaço Físico e Educomunicação Socioambiental.
Dentre essa ações, merecem destaque, no eixo “Currículo”, palestras sobre o plástico nocivo, oficinas de reutilização de garrafas pet e reciclagem de papel, a criação de vasos ecológicos, visitas a ONG’s e associações de recicladores e catadores e a realização de projetos interdisciplinares de educação ambiental. No eixo “Gestão Escolar Ambiental” aconteceram campanhas como “Adote uma garrafa”, a organização da coleta seletiva, a reutilização da água dos bebedouros e ar condicionados e a criação de uma “brigada” de combate aos mosquitos, sobretudo ao “Aedes Aegypti”. No tocante ao eixo “Espaço Físico”, realizou o plantio de árvores nativas e frutíferas, fez a montagem de painéis e placas, cuidou do paisagismos, implantou rampas de acessibilidade, organizou um bicicletário ecológico, criou a horta escolar utilizada para fazer a merenda da escola, produziu adubo orgânico, elaborou o sistema de captação de água das chuvas e construiu um protótipo de biodigestor para a geração de energia renovável. Já no âmbito do eixo “Educomunicação Socioambiental”, viabilizou a elaboração de folders educativos e a divulgação de ações nas redes sociais da escola e na rádio escolar.
Todas essa ações foram realizadas num localização bastante seca, denominada “sertão”. A escola conta atualmente com cerca de 340 estudantes, sendo 90% deles oriundos das comunidades circunvizinhas. Alguns chegam a percorrer cerca de 75 km para chegar até a escola.
“Nesta escola, o cuidado com o descarte de produtos tem uma atenção especial, pois não existem cestos para a coleta de lixo espalhados pela escola e mesmo assim o ambiente se conserva limpo, o que demonstra que seus estudantes colocam o lixo no lugar adequado, os 04 baldes da coleta seletiva que estão localizados nas proximidades do refeitório”, destacou Coordenador Escolar, Cojardo Silva.
Diante do exposto, a Coordenadoria Regional da Educação – CREDE 9, considerou que, por todas as ações realizadas, a escola teria plenas condições de se inscrever e concorrer ao prêmio educacional de maior prestígio do mundo World’s Best School Prizes (Prêmio Melhores Escolas do Mundo). Assim, a escola o fez e, no último dia 15 de junho, foi anunciada pela T4 Education como componente da lista das 10 melhores escolas do mundo na categoria “Ação Ambiental”, sendo a única escola do Brasil participante nesta modalidade.
T4 Education
A T4 Education é uma organização internacional que tem como parceiros a Fundação Lemann, Accenture, American Express, Yayasan Hasanah e Templeton World Charity. O prêmio foi criado para que as escolas tivessem a oportunidade de compartilhar, com o restante do mundo, práticas que influenciam positivamente a seus estudantes, transformando suas vidas e, por conseguinte, causando mudanças nas comunidades onde eles estão inseridos.
A organização está presente em 06 continentes e acredita na força do trabalho comunitário, desenvolvendo e apoiando ações de melhoria na educação de crianças, adolescentes e jovens. Ela premia com $50.000 (Cinquenta mil dólares) as melhores escolas do mundo em 05 diferentes categorias, a saber: 1) Coolaboração comunitária; 2) Ação ambiental; 3) Inovação; 4) Superação de adversidades; 5) Apoio a vidas saudáveis. O intuito da instituição é de que o prêmio ofereça condições às escolas de expandir e aprimorar seus projetos educacionais.
“Toda a equipe da EEMTI Jaime Tomaz de Aquino permanece coesa no trato ecológico e guarda consigo a expectativa de estar na lista do Top 03, a ser divulgada em setembro próximo. E mais ainda, para a equipe, ser coroada como campeã, em outubro, na categoria inscrita, representa a possibilidade de oferecer melhores condições na condução de todos os projetos desenvolvidos pela escola”, finalizou o coordenador.