O Espaço Aracati, a nova vitrine para as criações de artesãos da nossa terra, foi inaugurado na última sexta-feira (28).
O equipamento é uma ideia da primeira-dama do Aracati, a arquiteta Glaucia Maia, e foi viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.
O Espaço Aracati funciona no Terminal Rodoviário Assis Nogueira. As mais diversas tipologias como macramê, bordado a mão, fios e tecidos, biscuit, arte em madeira, crochê, labirinto, areia colorida, palha; estão expostas no Espaço.
Além disso, o local terá divulgação e comercialização das nossas belezas naturais, produtos da agricultura familiar, indicando localidades turísticas, difundido nossa cultura e, prioritariamente, o rico artesanato local.
“Está entregue para vocês, isso aqui é de vocês, para comercializarem do jeito que vocês fazem”, afirmou o prefeito Bismarck Maia. O Espaço fica num local movimentado, com amplo estacionamento e com boa visibilidade para os produtos comercializados.
A artesã Maria de Fátima Silva, moradora da comunidade do Jirau, trabalha com palha de carnaúba e desenvolve produtos como: cestaria e luminárias. Ela explicou: “O Espaço Aracati é uma oportunidade a mais para venda dos nossos produtos, ficamos imensamente felizes com esse espaço que estamos ganhando. Apenas no Jirau temos 36 artesãs que fazem parte de um grupo produtivo que trabalha com a palha e que agrega artesãs de comunidades vizinhas”.
A primeira-dama, Glaucia Maia, revelou: “Estou muito feliz, porque é um sonho realizado. Antes o espaço era um restaurante e com o projeto arquitetônico tudo deu certo”. Ela também agradeceu a todos que participaram do projeto e finalizou: “O filho está nascendo, a Prefeitura não pode comercializar, cabe aos artesãos se unirem e venderem seus produtos da melhor forma possível”.