A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) entregou, nesta quinta (28), novos equipamentos de radiocomunicação para a Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE). O evento aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), às 10h, e contou com a presença do presidente da Etice, Francisco Barbosa; – do diretor executivo da PRF, Alberto Raposo; do superintendente da PRF no Ceará, Anthony Lima; do secretário-executivo de ações integradas e estratégicas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sérgio Pereira; e do representante da empresa Teltronic, Rodiney Zanotto, além de dezenas de policiais da PRF.
Barbosa declarou que “a Etice firmou uma importante parceria com a PRF, demonstrando sua capacidade de atender órgãos federais. A colaboração envolve soluções avançadas de radiocomunicação, fornecidas em parceria com a Teltronic, permitindo que policiais se conectem entre si e com a base em áreas sem internet. Além disso, o contrato inclui um aplicativo que transforma smartphones em radiocomunicadores”. A ação, segundo ele, é uma “quebra de paradigmas”, pois reforça “o potencial da Etice em oferecer serviços tecnológicos na esfera federal e em todos os setores do poder público, além do mercado privado. Agradeço ao diretor executivo Raposo, a PRF, a Teltronic e a SSPDS pela colaboração: a Etice se coloca à disposição para novas demandas”, concluiu.
A PRF-CE contará, a partir de agora, com o Sistema de Radiocomunicação Digital, que possui cobertura em todas as unidades operacionais do Estado, e em todas as áreas urbanas municipais. Desta forma, a unidade será pioneira nesta modalidade de contratação, que contempla o fornecimento de rede, terminais móveis para viaturas, terminais portáteis para pessoal, terminais fixos para delegacias, e centro de comando e controle, além de terminais de inteligência.
Raposo afirmou que “este evento demonstra a importância que a PRF dá à comunicação em situações críticas e para o bem-estar de nossos policiais. Os nossos agentes do Ceará terão disponíveis recursos que vão possibilitar melhor comunicação, proteção e segurança. A parceria com a SSPDS vai permitir maior integração, qualidade de trabalho e sucesso em diversas operações da PRF no Estado”.
Integração entre forças de segurança
O sistema do Ceará tem a capacidade de integrar a PRF, Polícia Federal (PF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (Sap-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e os Bombeiros-CE em uma única força integrada de comunicação, quando necessário, em situações de crise de segurança ou humanitárias.
“Hoje a gente está celebrando esse convênio, assinatura da contratação por meio da Etice, onde a PRF está resolvendo um problema de comunicação crítica. A partir de hoje, todas as nossas unidades operacionais estarão com a cobertura do rádio digital, e para a PRF isso é um marco histórico, pois podemos entregar um serviço melhor para a sociedade e o policial desempenhar de uma forma mais eficiente o seu trabalho de policiamento”, afirmou Anthony. Na ocasião, ele fez uma demonstração para o público presente da eficiência dos radiocomunicadores, que funcionam num raio de até 160 km. O superintendente ligou para a base de Russas, onde foi atendido com rapidez e qualidade de áudio.
Por sua vez, o delegado Sérgio Pereira, da SSPDS, declarou que “a importância do evento para o governo do estado do Ceará é mais uma demonstração da integração entre o governo estadual e a PRF, que já existia. A entrega desse equipamento de tecnologia só reforça isso, porque a comunicação nos garante a superioridade de força e uma resposta rápida para pedidos de reforços. O beneficiado de tudo isso é a sociedade, pois com um trabalho integrado entre todas as forças policiais, alcançaremos o objetivo comum de trazer a paz social e a segurança pública para os cidadãos, por meio de um serviço bem prestado”.
Capacidade e eficiência operacional
Na Chamada de Radiocomunicação, modalidade licitatória da Etice, a empresa vencedora do processo foi a Teltronic Brasil Ltda., subsidiária brasileira da empresa espanhola de mesmo nome, líder global em radiocomunicação crítica digital no protocolo TETRA, que vem demonstrando ser um sistema seguro para as forças de segurança pública. Além de soluções em banda estreita, a Teltronic dispõe de soluções em banda larga privativo (LTE e 5G). Na atual chamada, mais de 10 mil equipamentos ficam à disposição das forças para serem contratados pelo prazo de 5 anos.
A Etice, em parceria com a Teltronic, possui a capacidade de implantar e entregar a rede em prazo recorde, além de possuir condições de expandi-la para qualquer estado do Brasil. A Teltronic, empresa pré-qualificada da Etice, já fornece o sistema de radiocomunicação para a PRF em vários outros estados, inclusive em áreas mais remotas.
Mais de um milhão de chamadas são processadas por mês pelos sistemas da Teltronic, sendo todas auditáveis, com sistema íntegro, robusto, seguro e inacessível, totalmente fora da rede mundial de computadores.
A modalidade de fornecimento via Etice permite a redução de custos pela premissa da economia de escala, além de viabilizar rapidez e celeridade na contratação, implantação e modalidade de serviço, onde o cliente dispõe de uma central de chamados 24h por meio da central 0800 e de equipes de suporte técnico 24h, garantindo assim a disponibilidade constante da rede.
“A Teltronic parabeniza a PRF e a Etice pelo contrato firmado. Acho que é um divisor de águas para o estado do Ceará, e esse formato é muito interessante, acho que é o primeiro pelo qual um órgão federal adere a uma ata da Etice, e também é um modelo no qual a PRF entra numa rede estadual. Estamos trabalhando juntos e focados para trazer o melhor atendimento e serviço de comunicação crítica no mundo”, afirmou o representante da Teltronic, Rodiney Zanotto.
Possibilidade de expansão
A PRF passará a integrar a seleção de clientes da Etice, havendo a possibilidade concreta de expandir o contrato vigente no Ceará para outros estados do Nordeste, ou até de outras regiões do país. A Etice possui condições técnicas, operacionais e logísticas para atender a demanda dos mais variados tipos de clientes, seja do Poder Público (municipal, estadual e federal), ou do mercado privado.