Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, é eleito prefeito de Fortaleza, em disputa histórica. Leitão, que ficou com 50,38% (716.133), disputava com André Fernandes, que obteve 49,62% (705.295).
Entre seus apoiadores, estão os deputados Guilherme e Eduardo Bismarck, além do presidente do Podemos no Ceará e prefeito de Aracati, Bismarck Maia e a futura prefeita do município, Roberta de Bismarck.
Quem é Evandro Leitão? Da presidência do CSC à presidência da Alece
Evandro Sá Barreto Leitão nasceu em Fortaleza, em 1967, filho de Wellington Rocha Leitão e Silvia Barreto Leitão. É casado com Cristiane Sales Leitão, idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social da Alece.
É formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Possui pós-graduação em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará, e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.
Em 2008, assumiu a presidência do Ceará Sporting Club, ficando no cargo até 2015. Conquistou uma Copa do Nordeste e quatro vezes o Campeonato Cearense. Após o afastamento, seguiu na presidência do Conselho Deliberativo até 2022, desistindo de tentar reeleição do cargo.
Evandro concorreu pela primeira vez a um cargo político em 2010, quando obteve 31.850 votos para deputado estadual. Foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social de 2011 a 2013, durante o segundo mandato do ex-governador Cid Ferreira Gomes. Só se elegeu ao Parlamento estadual no pleito seguinte, em 2014, se reelegendo desde então, sempre pelo PDT.
No primeiro mandato como deputado estadual, foi líder do governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa. No segundo, iniciou na 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) e chegou à Presidência da Casa, após a vitória de José Sarto nas eleições em Fortaleza, em 2020.
Matéria atualizada nesta segunda-feira (28), às 9h30, para acréscimo informações.