De 12 a 14 de novembro aconteceu o IV Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae. O evento reuniu no Centro Histórico, também conhecido como Rua Grande, o melhor da culinária, arte e público de todos os cantos em mais uma edição que vai ficar para história.
O festival contou com uma variada e extensa programação ao longo dos três dias, com oficinas que iam desde a gastronomia ao audiovisual, distribuídas nos diversos espaços culturais da Rua Grande. Cheffs renomados como Marie Anne, Léo Gondim, Lia Quinderé, Edil Costa e Bia Leitão também marcaram presença no evento.
“Mais do que um evento social e festivo, o 4o Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati teve também o objetivo de proporcionar uma alavancagem da economia, do trabalho e renda à parcela de nossa população, seja por meio da contratação de atrações culturais, seja por meio da criação de uma grande arena, facilitando para os estabelecimentos de bebida, comida e arte, o acesso a um grande grupo de consumidores de várias cidades e estados, que puderam conhecer e adquirir seus produtos”, destacou Fátima do Carmo, Secretária de Desenvolvimento Econômico do Município.

O Centro Histórico também foi palco de artistas do cenário nacional como Solange Almeida, Dorgival Dantas e Waldonys, além de atrações locais como N Variáveis, Thiago Quiçá e Os Brisas. No Aracaty Club, a música ficou por conta da Banda Décadas do Juscelino Sobreira.

Para Guilherme Bismarck, Secretário Chefe da Casa Civil do município, o festival é um evento capaz de movimentar diversos setores, desde a economia ao turismo, contribuindo diretamente para o município.
Visitantes de todo o Ceará passaram pelo evento, desde políticos como Senador da República Cid Gomes, o Deputado Federal Eduardo Bismarck, o Prefeito de Russas Sávio Gurgel, o Prefeito de Baturité Herbelh Mota, o Deputado Estadual Audic Mota, o Prefeito de Itaiçaba Frank Gomes, até a cantora participante do The Voice Brasil Camila Marieta.

Medidas sanitárias
De acordo com Fátima do Carmo, para realizar o 4° Festival com maior segurança sanitária, foram feitos diversos mutirões de vacinação na cidade e, hoje, mais de 90% da população de Aracati está vacinada com pelo menos uma dose ou dose única e mais de 72% totalmente imunizada.
“Fizemos mutirões de testagem para a covid-19, não tendo registrado NENHUM RESULTADO POSITIVO PARA A COVID-19, além disso, todo o perímetro do festival foi cercado e nas entradas profissionais de saúde, entre outros, verificavam o passaporte sanitário e orientavam a entrada apenas de pessoas usando máscaras”, destacou ela.
“Todos os nossos colaboradores estavam devidamente imunizados ou testados negativos e serão acompanhados pelas equipes de saúde nos próximos 14 dias, seguindo protocolo sanitário do Governo do Estado”, finalizou.














