Fundando pelo ex-atleta olímpico, Juraci Moreira, o triathlon, que une a natação, ciclismo e o atletismo, possui diversos núcleos espalhados em todo Brasil. No município do Aracati, o projeto que é liderado pelo professor Maicon Oliveira, já está em atividade há dois anos e meio, onde a organização conta com o apoio do governo municipal e está sediado nas dependências do Colégio Municipal.
Fruto de grandes talentos e muita disciplina, o núcleo já revelou atletas de destaques que vem colecionando conquistas em termos de representatividade em competições que vão do nível municipal ao nacional. Foi justo o que houve nesse mês de novembro, no dia 16, quando os atletas Valentino Resciniti (10) e a Suyane Ketilen (14), alcançaram colocações de destaque na competição (Campeonato Brasileiro) que contou com atletas de todos o locais que possuem o núcleo no país, na cidade de Brasília-DF. O Valentino, que participou na categoria dos 10 a 11 anos, ficou em 3º, sendo superado pelos dois primeiros colocados, em uma diferença de menos de dois segundos. A disputa contou com 10 competidores.
Disputando pelas categorias, 14 e 15 anos, a Suyane alcançou a 4ª colocação, entre 6 atletas do país.
Os jovens foram acompanhandos por Priscilla (mão do Valentino), que também é atleta e pelo educador físico Natan, que atua no projeto como auxiliar do Maicon.
A experiência serviu para acrescer algo a mais no portfólio de ambos os atletas, já que os dois participaram da disputa por qualificações em competições do estado. Apesar da pouca idade, o Valentino já é um dos grandes destaque quando nos referimos a conquistas, já que o atleta possui: o bronze no Cearense de 2022, o ouro do estadual em 23/24 e o Vice do super Sprint 2023. No último dia 23 do mês de novembro, o atleta ficou com a 7ª colocação , entre 25 competidores, no beachrun (corrida de 5 km) realizada na praia de canoa quebrada, local onde mora. Apesar da distância do pódio, vale ressaltar que a competição foi realizada nas categorias 17 e 18 anos. Já a Suyane, que vem se tornando uma grande referência no projeto quando o assunto é conquista, possui: o ouro
no cearense de Aquathlon em 2024; o primeiro lugar no Super Sprint também em 2024; o bronze no Super Sprint 2023 e a prata no cearense de triathlon em 2022. A atleta também é destaque no ciclismo, onde já conquistou um quantitativo de mais de 20 medalhas.
Recentemente o fundador e ex-atleta o olímpico, o paranaense Juraci Moreira, esteve no município onde acompanhado do prefeito Bismarck Maia, veio celebrar mais um ano em que o projeto completou na terra dos bons ventos. Além da celebração, foram entregues mais 30 bicicletas e diversos matérias a que se refere a manutenção do triathlon, totalizando um quantitativo de mais de 50 alunos de 10 a 15 anos. No colégio foi construído, inclusive, uma piscina semiolímpica que está à disposição também do projeto que tem como principal administrador financeiro a própria prefeitura. Ao todo o Brasil possui 38 núcleos, espalhados por todas as regiões, no estado do Ceará somente 3 cidades desfrutam do projeto.