O Governo do Ceará, a Federação das Indústrias do Estado Ceará (FIEC), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Complexo do Pecém (CIPP S/A), lançaram, na manhã de hoje (19), em solenidade virtual, o HUB de Hidrogênio Verde.
A ideia é buscar reduzir a emissão de poluentes e gerar novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Ceará, o que vai impulsionar a economia do Estado.
Na ocasião, o governador Camilo Santana apresentou o potencial do Ceará para se tornar produtor e exportador do Hidrogênio Verde, extraído das partículas da água por hidrólise. Também foram assinados memorandos entre o Governo do Ceará, as instituições parceiras do Hub de H2 Verde no Estado e com a empresa australiana Enegix Energy, que pretende construir uma usina do combustível no Estado em investimento na casa de 5,4 bilhões de dólares.
O governador Camilo Santana criou um Grupo de Trabalho para desenvolver políticas públicas de energias renováveis, visando o desenvolvimento sustentável e também voltado para a configuração do HUB de Hidrogênio Verde do Ceará.
Ele destacou a importância do investimento nesse tipo de energia limpa e os impactos positivos que a iniciativa vai trazer para a economia do Ceará.