A Secretaria do Turismo (Setur-CE) sediou a primeira reunião de trabalho da Comissão formada para tratar a organização da Orla de Canoa Quebrada, no município de Aracati. O encontro ocorreu na última quinta-feira (21), com a representação de diversos órgãos que colaboram nos trabalhos.
O objetivo do grupo é construir uma solução para a situação das barracas e fortalecer o turismo no litoral Leste. Tendo em vista que os estabelecimentos geram empregos e oportunidades na região.
Jonas Dezidoro, secretário executivo do Turismo, ressaltou a importância de se discutir esse tema. “A Orla de Canoa Quebrada é um tesouro que merece toda nossa atenção e cuidado, e estou confiante de que, com o esforço conjunto da Comissão, conseguiremos alcançar avanços significativos”, disse.
Superintendente do Instituto de Qualidade do Meio Ambiente do Aracati (IQUAMA), Mirela Holanda Albuquerque frisou a importância de compreender esse processo dentro da esfera não só econômica, mas também social e ambiental. “É extremamente importante essa união com todos os atores que necessitam dialogar, compreendo a realidade da situação. Estamos aqui para pensar varias possibilidades, não apenas tirar a barraca e deixar o passivo ambiental, social e econômico”, defende.
Ao final da reunião a representante da Associação dos Barraqueiros da Praia de Canoa Quebrada (Abac), Alana Freires, fez um balanço da reunião. “Tivemos um encontro muito feliz com todos os entes federativos, a associação sai muito satisfeita e esperamos que nos próximos encontros a gente tenha um desfecho ainda melhor. Avançamos muito, e hoje estamos pensando formas de os barraqueiros trabalharem com mais tranquilidade”, concluiu.
Também estiveram presentes na reunião o deputado estadual Guilherme Bismarck; os técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Ana Paula e Felipe Alves; o Procurador do Estado e Chefe da Procuradoria do Patrimônio e Meio Ambiente, Marcus Claudius Saboia; o Chefe da Procuradoria da União, André Moraes; os Chefes da Consultoria Jurídica da União no Ceará, André Navarro e Joana Castelo; o Chefe da Casa Civil de Aracati, Marcos Cavalcante; a Procuradora Geral do município de Aracati, Geórgia Moura; a Superintendente do Instituto de Qualidade do Meio Ambiente do Aracati (IQUAMA); o presidente da Associação dos Barraqueiros da Praia de Canoa Quebrada (Abac), Vicente Gilberto.
Criação da Comissão
O governador Elmano de Freitas assinou decreto, dia 29 de novembro, criando uma comissão de trabalho para discutir sobre a situação das barracas de praia na orla de Canoa Quebrada, local de grande fluxo turístico no estado, pertencente ao município de Aracati.
A comissão de trabalho foi formada com a participação de membros da Casa Civil, Secretaria do Turismo (Setur), Superintendência Estadual do Meio-Ambiente (Semace) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
A missão do grupo é atuar para resguardar e conciliar os interesses envolvidos, reduzindo impactos econômicos e sociais que poderão advir em razão do conflito.