O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), somou, na Semana Nacional do Doador de Sangue, 3.477 doações de sangue em todo o Ceará. O tradicional evento ocorre em todo o País em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, e contou com uma programação especial nas unidades de Fortaleza e do interior, além de homenagens a doadores e parceiros, entre os dias 23 e 30 de novembro.
A ação fez parte da campanha “Nada faz tanto sucesso quanto salvar vidas”, cujo objetivo foi sensibilizar a população cearense sobre a importância da doação voluntária de sangue e mostrar a relevância que os doadores têm na vida dos pacientes. A iniciativa contou com apresentações musicais, shows de humor e mágica, serviços de saúde, beleza e bem-estar, entre outros.
Wellington Rodrigues (foto), 28, realizou sua 30ª doação de sangue durante a semana do doador. O jovem destaca a importância dessas ações para conectar ainda mais pessoas com a causa solidária. “Deixei para realizar minha doação de sangue justamente na semana do doador, pois me sinto profundamente conectado a esse movimento, que para mim, é um ato de pertencimento, uma forma de fazer parte dessa corrente de solidariedade que transforma e também salva vidas”. Ele reforça que o ato é de generosidade. “Embora possa parecer clichê, a expressão ‘fazer o bem, sem olhar a quem’ resume perfeitamente o sentimento que tenho ao doar sangue. É um ato cujo único propósito é ajudar, sem saber quem receberá. Cada doação me faz sentir que estou, de fato, fazendo a diferença na vida de alguém”, completa.
Visando alcançar um número maior de voluntários, a Semana do Doador de 2024 teve uma programação maior, com oito dias de evento, e o resultado foi o número de doações. Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores do Hemoce, agradece pela participação dos cearenses. “Nós agradecemos aos voluntários que dedicaram um pouco do seu tempo e vieram comemorar essa semana que é tão especial com a gente. Esse é um momento de celebração e também de gratidão por essa parceria que salva vidas. Nós também agradecemos às instituições, artistas, profissionais e aos serviços que estiveram com a gente, tornando essa data ainda mais festiva. Muito obrigada!”
A solidariedade esteve presente em diferentes regiões do Ceará. No Hemocentro de Fortaleza, 1.940 bolsas foram coletadas. Na Região do Cariri, o hemonúcleo de Juazeiro do Norte recebeu 408 doações de sangue e Crato 228. Na Região Norte, 405 voluntários ajudaram a salvar vidas. No Sertão Central, foram 261 doações e no Centro-Sul, 235. Os hemocomponentes coletados ajudam a preparar o estoque para o fim de ano, e atendem à demanda transfusional de cerca de 500 unidades de saúde e 100% da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) cearense.
Apesar do sucesso, O Hemoce reforça que a solidariedade deve ser lembrada o ano inteiro e que o período de fim do ano precisa de ajuda extra, devido à época das festas, quando há redução nas doações.
Solenidade de homenagens
Durante a Semana do Doador, o Hemoce homenageou doadores e parceiros que se destacaram ao longo do ano com a causa solidária. Em Fortaleza, a solenidade aconteceu no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e contou com a presença da vice-governadora, Jade Romero.
Na categoria Organização Cidadã”, o hemocentro premiou quatro organizações que contribuíram com a realização de ações de incentivo à doação de sangue
A comemoração reconheceu sete voluntários que se destacaram no número e na regularidade de doações. Na ocasião, as seguintes categorias foram contempladas: Doador RH negativo; Doador de Plaquetas; Doador do Posto de Coleta da Praça das Flores; Jovem Doador; Doador da Melhor Idade; Doador Sangue Raro; Doador HLA.
A solenidade também agraciou os parceiros que contribuíram no incentivo à doação de sangue. Na categoria Hemoce na Minha Cidade, projeto direcionado às secretarias municipais de Saúde, o Hemoce Fortaleza condecorou o município de Maranguape.
Na categoria Organização Cidadã, o hemocentro premiou quatro organizações da sociedade civil – escolas, igrejas, universidades, empresas, ONGs, etc. – que contribuíram com a realização de ações de incentivo à doação de sangue na comunidade. As instituições homenageadas foram: Odonto Center Maracanaú, Shopping Giga Mall, Grau Técnico Montese e Grau Técnico Washington Soares.
Troféu Hemocinho
Há cerca de 25 anos, o Hemoce realiza a entrega do Troféu Hemocinho, a maior condecoração para homenagear pessoas e instituições que, ao longo do ano, colaboraram com a doação de sangue no Ceará.
Em 2024, recebeu o troféu, o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento – ISBET, por contribuir constantemente na captação de doadores por meio de ações educativas ao longo deste ano e de 2023.
As homenagens a doadores e parceiros também aconteceram durante a semana do doador nas unidades regionais de Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte.