O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, cumpre agenda institucional esta semana na Alemanha, acompanhado do secretário executivo da Indústria, Joaquim Rolim. Na tarde de terça-feira (13), os secretários participaram da abertura da Intersolar Europe, em Munique, Alemanha. O evento, considerado um dos mais importantes do mundo, discute o uso de fontes renováveis, especialmente a energia solar fotovoltaica.
Um dos primeiros painéis do evento que acontece até o dia 16, abordou iniciativas agrovoltaicas. Segundo o secretário Salmito Filho, foram apresentadas experiências que associam geração de energia solar com a produção agropecuária, técnica que pode ser trabalhada em solo cearense. “Essa técnica tem como objetivo gerar energia solar associada com alguma cultura agrícola, o que pode ser muito bem aplicada no Ceará. Conhecemos experiências de vários países, como Estados Unidos, Índia, França, Alemanha e Itália,”, afirmou o titular da SDE.
O dia na Alemanha foi bastante produtivo e de muito trabalho. Pela manhã, os secretários estiveram no Consulado do Brasil em Munique, onde se reuniram com o Cônsul Geral Paulo Roberto da Costa Pacheco. “Tivemos a oportunidade de apresentar o Ceará e suas vantagens competitivas para a geração e comercialização de energias renováveis e hidrogênio verde. Solicitamos ao cônsul geral do Brasil em Munique a interlocução com empresas alemãs de Munique que compõem a cadeia produtiva de energias renováveis e hidrogênio verde”, afirmou Salmito Filho.
Os representantes do Governo do Ceará também tiveram uma agenda com o diretor-geral do fundo de investimentos do KFW (Banco de Desenvolvimento Alemão), em Munique, Karim Chih. “Além de mostrarmos as vantagens competitivas do Ceará, entendemos o papel do Fundo de Investimentos do KFW, que financia projetos relacionados às energias renováveis e hidrogênio verde do setor público e privado. Tudo isso pensando no potencial que o nosso Estado do Ceará possui na geração de energia renovável”, ressaltou o titular da SDE.
Na segunda-feira (12), os secretários se reuniram com o diretor geral para América Latina da SMA, Daniel Völker, e com o CEO da SMA no Brasil, André Gellers, na cidade de Munique. O secretário Salmito Filho teve a oportunidade de apresentar o HUB de Hidrogênio Verde do Ceará. A SMA é uma empresa alemã líder na produção de inversores para sistemas fotovoltaicos e agora, com produção de conversores para eletrolisadores e células a combustível.
Do Ceará, além dos secretários da SDE, estiveram presentes nas agendas institucionais o presidente do Sindienergia, Luiz Carlos Queiroz; o presidente da Câmara Setorial de Energias da Adece, Jonas Becker; o diretor de Geração Distribuída do Sindienergia, Hanter Pessoa, o consultor Jurandir Picanço, representando a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); o diretor do SESI/SENAI, Paulo André Holanda; André Siqueira, pelo Sindialimentos; Guarani Moraes, pela APEX Brasil; e Fellipe Faria, pelo Centro Internacional de Negócios (CIN).