Nesta sexta-feira (30), o Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Aracati (IFCE) em parceria com a prefeitura de Aracati por meio da Secretaria Municipal de Educação e os Núcleos de Inclusão, realizam uma programação para o setembro azul, Mês da visibilidade da Comunidade Surda.
O tema discutido nas palestras será Trajetória da Comunidade Surda no Brasil: lutas e direito a uma política linguística.
“É um meio de visibilidade para a comunidade surda, para que Aracati possa conhece ainda mais a cultura surda e sua identidade[…] Temos que mostrar a sociedade que os surdos são capazes de entrar em um curso superior[…], fala Maísa Farias, a primeira professora de Libras surda do IFCE Aracati.
Serão realizadas quatro mesas de palestras, abordando assuntos como o processo histórico da escola para surdos no Ceará, as barreiras e lutas do professor Surdo no ensino superior, a aquisição da língua de uma criança surda com pais ouvintes e as formações e atuações do tradutor/intérprete de Libras.
Garantir que os professores tenham acesso as informações, e que os surdos não precisem sair do Aracati para ter acesso ao aprendizado da sua língua materna Libras (Língua Brasileira de Sinais), fala a docente.
Já a interprete e tradutora Tânia Santos, diz que as palestras vão facilitar o conhecimento sobre a comunidade surda para professores e alunos garantindo uma politica de acessibilidade no município, mostrando assim que o surdo este presente na sociedade aracatiense.
O evento é aberto ao público, com acesso gratuito e certificação para os participantes. Confira a programação completa e mais informações na página do evento no site do IFCE campus Aracati.
Local:
Teatro Municipal Francisca Clotilde
Confira a programação:
13:00 Credenciamento
13:30 Mesa de Abertura:
-Diretor Geral do Campus de Aracati
-Secretaria de Educação do municipio de Aracati ANA LUCIA DE COSTA MELO
-Coordenador do NAPNE-IFCE/Aracati Felipe Santiago
-Representante do núcleo de acessibilidade da Câmara Municipal de Aracati
-Representante do NAE-municipio de Aracati Claudia Gondim
Diretor da escola Beni de Carvalho Daniel
-Representante do Núcleo de Inclusão da Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ
14:00 Mesa 1 “A escola para os surdos e os surdos na escola no Ceará: processo histórico” Palestrante: Prof. Rafael Jhonson(UECE/ICES)
“Barreiras e lutas do professor Surdo no ensino superior Palestrante: Ms. Geraldo Venceslau de Lima Junior (IFCE/Tabuleiro do Norte)
Aquisição da lingua de uma criança surda com pais ouvintes (Codas) Palestrante: Profa: Karine Martins Cunha Venceslau (IFCE/Maranguape)
14:50 Debate
15:00 Intervalo
15:30 Mesa 2 – “Conhecendo a comunidade surda de Aracat-Palestrantes: Caio
Matheus e Levy Sousa (Associação dos Surdos de Aracati-ASA)
16:00 Debate
16h30 Apresentação Cultural
PROGRAMAÇÃO-30/09/2022-NOITE
18:00 Credenciamento 2
formações
18:30 Mesa 3 “Intérpretes e Tradutores de Libras: Práticas e Palestrante: Emanoel Bruno Carioca (IFCE/Maracanaú)
19h Debate
19:15 Mesa 4-“As diferentes atuações do Tradutor/Intérprete de Libras
Contexto midiático: Tania Santos (IFCE/Câmara Municipal de Aracati)
Contexto educacional: Samuel Pinto (Prefeitura de Aracati)
Contexto saúde: Rebeca Jordão (Unichristus)
Contexto cultural: Joana Bernardo
21h Encerramento






