O feriado da Proclamação da República prometeu movimentar o turismo no Ceará, com uma expectativa de crescimento acima de 21% no número de visitantes. A data, que este ano caiu em uma sexta-feira, favoreceu o aumento de viagens ao criar um feriadão prolongado, além de ser impulsionada pelo maior festival de gastronomia do Ceará, que aconteceu neste final de semana em Aracati.
Segundo levantamento da Decolar, empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina, o Nordeste é a região preferida dos turistas, com o Ceará destacando-se no ranking com duas cidades entre os destinos mais buscados: Fortaleza e Juazeiro do Norte. Para atender ao fluxo de visitantes, o Aeroporto Internacional de Fortaleza contou com 16 voos extras, principalmente de mercados como Rio de Janeiro, Manaus e Guarulhos. De Belo Horizonte, foram dez voos adicionais, totalizando o maior número de conexões.
Monitoramento da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) projetava uma taxa de ocupação hoteleira de 85%, representando um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. O estado esperava receber mais de 170 mil turistas, ante 138 mil registrados em 2023.
“Este ano, o cenário é mais positivo, já que o feriado cairá em uma sexta-feira. Feriados são sempre importantes, pois movimentam toda a cadeia produtiva do turismo, impulsionados pelo setor de serviços. Pesquisas realizadas por agências e plataformas confirmam essa tendência, posicionando o Ceará entre os principais destinos buscados”, afirma a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.