Inovação, política, moda, arquitetura, estética e ciência. Esses são alguns dos segmentos de eventos que devem ocorrer até o próximo domingo (12), no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza. O equipamento estadual, inaugurado por Bismarck quando foi secretário de turismo do estado, espera receber um público estimado de 32 mil pessoas nesse período.
Ao todo, estão programados sete eventos, que se dividirão entre montagem, realização e desmontagem no período mencionado acima. De acordo com a Setur-CE, esse é mais um recorde de ocupação do equipamento, considerado o maior indutor do turismo de negócios do Ceará.
O estado tem conquistado um grande destaque no segmento, registrando mês a mês uma boa média de ocupação, tanto dos espaços como de público. A expectativa é de um crescimento acima de 10% em comparação com o ano anterior.
Vale ressaltar que o turista que viaja a negócios gasta, em média, R$ 700 por dia. A média de estadia é de cinco dias. De janeiro a setembro, só no CEC, cerca de 350 mil pessoas participaram dos eventos sediados. Isso significa um impacto muito positivo na economia estadual, com ganhos em outros setores da atividade turística, como os segmentos da hotelaria, bares e restaurantes.
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, comemora o bom momento do setor no estado. “Temos um excelente equipamento, que se destaca entre os mais bem equipados e modernos da América Latina. Por conta desse destaque, contamos com uma boa procura e atraímos um público que, além dos negócios fechados nesses eventos, também se hospedam, se alimentam e desfrutam dos nossos atrativos turísticos”, frisa.
Programação
Além do Siará Tech Summit, evento de inovação promovido pelo Sebrae-CE nesta terça (9) e quarta-feira (8), ainda devem ocorrer nos pavilhões do equipamento o Bazar La Boutique, a 26ª Conferência Unale, o Fortaleza Brazil Stone Fair e o Estética In Nordeste.
Na próxima semana, o equipamento sediará outra maratona. Estão programados para ocorrer eventos nacionais e internacional, como o da Sociedade Brasileira de Endodontia.
Em todo o mês de novembro, a média é de um evento a cada dois dias. O público estimado no período é de 70 mil pessoas.