O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar, nesta sexta-feira (25), as aposentadorias, pensões e demais benefícios referentes ao mês de outubro. O calendário de pagamentos segue até o dia 7 de novembro e leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador.
O depósito será feito primeiro para quem recebe até um salário mínimo, hoje em R$ 1.412. Para aqueles que recebem mais do que essa quantia até o teto do INSS, de R$ 7.786,02 nesta ano, os créditos serão depositados a partir do dia 1º de novembro.
Os moradores do Rio Grande do Sul que vivem em cidades atingidas pelas chuvas e recebem algum benefício previdenciário continuarão tendo o valor no primeiro dia do calendário, enquanto durar o estado de calamidade pública. O calendário segue normal para os demais aposentados e pensionistas.
De acordo com dados do INSS, mensalmente, 40,4 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais são pagos. Desses, 34,2 milhões são previdenciários e 6,2 milhões são assistenciais.
Calendário de pagamentos do INSS em outubro:
Para quem recebe um salário mínimo:
Final do NIS – Data de pagamento do benefício de outubro
- 1 – 25 de outubro
- 2 – 28 de outubro
- 3 – 29 de outubro
- 4 – 30 de outubro
- 5 – 31 de outubro
- 6 – 1 de novembro
- 7 – 4 de novembro
- 8 – 5 de novembro
- 9 – 6 de novembro
- 0 – 7 de novembro
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
Final do NIS – Data de pagamento do benefício de outubro
- 1 e 6 – 1 de novembro
- 2 e 7 – 4 de novembro
- 3 e 8 – 5 de novembro
- 4 e 9 – 6 de novembro
- 5 e 0 – 7 de novembro
Para moradores das cidades atingidas pelas chuvas no RS:
Final do benefício – Dia do pagamento
- 0 a 9 – 25 de outubro
Os beneficiários que possuem acesso à internet podem ter conferir o extrato de pagamento e outros detalhes sobre o depósito da renda no aplicativo ou site Meu INSS.
Aqueles que não têm acesso à internet devem ligar para a Central 135. Será necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações à atendente para evitar fraudes. O atendimento é feito de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Como conferir o extrato do benefício?
Além de conferir se está tudo certo com os valores da aposentadoria ou pensão por meio do extrato, o segurado pode checar ainda se há empréstimos que geram desconto.
- Acesse o Meu INSS com o login e a senha
- Clique na opção “Extrato de Pagamento”
- Clique no mês desejado
- Se desejar imprimir, clique em “Baixar PDF”
Para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal também é possível usar os serviços de banco online acessando as seguintes opções:
- “Extrato Previdenciário”, na Caixa
- “Previdência Social”, para o Banco do Brasil
Quem tem direito?
Todos que recebem um benefício previdenciário têm direito ao pagamento mensal, na data estipulada pelo calendário anual do instituto.
Os valores são depositados na conta do beneficiário, seja ela aberta na hora da aposentadoria ou alguma conta-corrente ou poupança que o segurado tenha indicado.
O cidadão que tem conta-benefício deve fazer o saque do dinheiro ou a transferência. Neste modelo, não é possível usar a função débito. Quem recebe por conta-corrente pode fazer as movimentações bancárias habituais, como pagar contas com o cartão ou por Pix, fazer transferências e demais negociações, assim como quem tem conta-poupança.
Como solicitar o pagamento do benefício não recebido?
Quem não recebeu o pagamento de algum benefício pode solicitar ao INSS os valores
- Acesse o site do Meu INSS
- Faça login no sistema, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”
- Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “não recebido” e selecione o serviço desejado
- O segurado será comunicado se for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação
- Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Agendamentos/Requerimentos”