O prefeito eleito de Jaguaruana, Roberto Barbosa Moreira (PDT), conhecido como Roberto da Viúva, e sua vice-prefeita Flávia Façanha (PSB) tiveram finalmente suas situações eleitorais julgadas em definitivo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os ministros decidiram cassar o mandato da vice candidata por 7 votos a 0, com isso um novo pleito suplementar deverá ser convocado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Roberto e Flávia foram eleitos em 2020, mas a corte entendeu que a candidata à vice não teria se desligado do cargo de assessora parlamentar na Assembleia Legislativa três meses antes das eleições, a chamada desincompatibilização. Essa decisão foi o que ocasionou a anulação da eleição. Flávia já estava substituindo seu marido na chapa, Bebeto Delfino (PSB), que ia pra reeleição como vice-prefeito, mas teve suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas Estado (TCE) e por isso ficou fora do pleito.
Entretanto, apesar da cassação da vice, Roberto teve decisão anterior favorável no TSE e está elegível, continuando apto a disputar a eleição suplementar que será marcada pelo TRE, enquanto Flávia está impedida.
Apoiadores da chapa saíram em comemoração nas ruas de Jaguaruana nesta quinta-feira (26) e uma nova manifestação está marcada para o dia 04 de setembro. Desde janeiro, José Elias Oliveira, eleito presidente da Câmara Municipal, está à frente da Prefeitura. Jaguaruana será a quarta cidade no Ceará com eleições suplementares.
*Atualizada






