O grande triunfo da noite alcançado sobre o RB Bragantino, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da série A 2024, marcou dois feitos históricos que vem consagrando a grande campanha promovida pelo Fortaleza na história dos pontos corridos. O time comandado por Juan Pablo Vojvoda não só assumiu a ponta da tabela, como ao mesmo tempo obteve a marca de nove partidas sem derrotas na era da competição. Se ainda incluir a copa Sul-Americana, em que o Fortaleza é o atual vice-campeão e briga pela título, chega a 10 jogos, superando as duas vezes em que o time leonino atingiu o grande feito, em 2020 e 2022, quando ficou 8 partidas sem perder.
Mas você lembra a última vez em que o Leão esteve na posição?
Revirando os arquivos, é possível rememorar a grande campanha que destacou o Fortaleza, a se tornar a única equipe do Nordeste a chegar a Libertadores através da pontuação do Brasileiro com esse formato de disputa, em 2021, conquistando também a melhor marca. A chegada do técnico argentino fez com que o tricolor terminasse aquela edição do campeonato na 4ª colocação da série A, e o que brindou ainda mais esse feito marcante, foi que o time leonino liderou a divisão de elite por 4 rodadas. Embalado pela goleada de 5 a 1, aplicada sobre o internacional, na Arena Castelão, no comecinho da era Juan Pablo Vojvoda, o time cearense teve um início de campeonato fulminante e liderou a tabela por três rodadas, entre a 2ª e a 4ª, com três vitórias e um empate.
Na 5ª rodada, empatou com o Fluminense na Arena Castelão, por 1 a 1, e viu o Athletico-PR se tornar líder, com 13 pontos, ao bater o Atlético-GO por 2 a 1.
O Fortaleza superou a marca também de ser o 7º clube da região Nordeste a liderar o Campeonato Brasileiro. Antes dele, Ceará, Sport, Bahia, Náutico, Santa Cruz e Vitória haviam estado na ponta. Em nenhuma ocasião, um mesmo time havia liderado a competição em anos diferentes.
Para se manter na ponta, o tricolor precisa que o Botagogo não derrote o Flamengo, no clássico carioca. As duas equipes se enfrentam neste domingo (18), às 18h30, no estádio Nilton Santos. Lembrando que o Fortaleza possui um jogo a menos que o vice-líder, Botafogo. O jogo atrasado contra o internacional ainda será confirmado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Focando na Sul-Americana, o Fortaleza voltará aos gramados na próxima quarta-feira (21), quando receberá o Rosário central da Argentina, pelo jogo da volta nas oitavas de final, às 19h00, na Arena Castelão. Na Argentina, a primeira partida terminou empatada em 1 a 1. Com relação ao Brasileiro, o tricolor receberá o Corinthians no próximo Domingo (25), às 16h00, jogando diante do torcedor.