Foram 20 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), intubada, e outros 20 na Enfermaria para tratamento de Covid-19. Maria Daiane de Sousa Martins, de 34 anos, retorna para casa nesta quinta-feira (6). Ela deu entrada no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), no dia 27 de março. Gestante de sete meses, Daiane deu à luz no dia seguinte.
Devido às condições do parto, Miguel Baruck, seu primeiro filho, passou pela UTI e agora segue recebendo os cuidados na unidade de médio risco. Antes de retornar para casa, a mãe, acompanhada do pai do bebê, encontra o pequeno pela primeira vez. “O meu coração está acelerado. É uma alegria muito grande, é algo indescritível”, comemora Daiane minutos antes de ver o filho.
Ela foi uma das primeiras pacientes a ganhar o prontuário afetivo e afirmou lembrar das informações quando estava internada. “Fiquei muito feliz”.
Para o marido, Eliezer Rodrigues Parreão, eles estão passando por um milagre, dada a condição em que ela entrou na maternidade. “Foi um verdadeiro milagre. Foi só Deus mesmo. Foi a mão de Deus, do Senhor Jesus que operou milagre através dessa equipe maravilhosa, dos excelentes profissionais que esse hospital tem”, ressalta.
O encontro entre recém-nascido e os pais ocorreu antes da mãe ir para casa, após alta hospitalar. A equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e psicólogos proporcionou esse momento.
Toda a equipe esteve reunida para testemunhar o momento, que seguiu todas as diretrizes de segurança. “Para nós, representa uma sensação de dever cumprido por ter conseguido resultados favoráveis e possibilitar algo especial diante do momento que temos vivido”, destaca a assistente social Elayne Cristina.
Miguel Baruck vai passar mais uns dias internado para ganhar peso. Os pais vão continuar recebendo as informações diárias sobre o pequeno, além de vídeos e fotos.