Joana Carneiro foi a primeira artista a fazer arte com areia dentro de uma garrafa para preservar a paisagem de Majorlândia, ao mesmo tempo em que reproduzia essa imagem como uma pintura. A descoberta de uma de suas primeiras peças de areia colorida é o ponto de partida para esta exposição que convida a escrever uma história contada por seus protagonistas: as pinturas e a comunidade.
Para mostrar essa peça especial e outras relíquias guardadas pelos grandes artistas da areia colorida, será realizada a exposição “Museu Ocasional de uma Paisagem Incrível”. A exposição reúne, ao redor desta obra, peças em areia que não estão à venda, nem disponíveis para serem transportadas em grandes distâncias ou embarcadas em aviões. Elas permanecem em Majorlândia para manter e reforçar a importância da história e arte local.
Julieta Garcia Vazquez e Ana Vogelfang são artistas argentinas. Elas vivem e trabalham em Buenos Aires. Colaboram desde 2018, pesquisando as formas como certas ausências de registro sobre o patrimônio pictórico foram trabalhadas nos territórios e em suas respectivas comunidades.
Serviço
Ideia e organização: Julieta Garcia Vazquez e Ana Vogelfang
Artistas: Joana Carneiro, Toinho Andrade Maia, Edgar Andrade de Freitas, Cosma Pinheiro de Freitas, Nilberto De Freitas Silva, Mavythé Valente Silva.
Participação Especial: Maria Beatriz Maia (Dona Bia), Luiza, Caterina e outras irmãs e
artesãs.
Produção: Associação de Artesãos de Majorlândia (ASSAM)
Apoio: Espaco Cultural Refúgio Dourado
Agradecimentos: Sâmara Carneiro Maia, Wellington Ribeiro e muito especialmente:
Dede Silva e Maria Tereza Valente Silva.
Exposição: Museu Ocasional de uma Paisagem Incrível
Local: Espaço Cultural Refúgio Dourado
Dia: 20/01/24
Horário: das 9 às 16h
Entrada gratuita














