Com intuito de promover o turismo local, dando visibilidade à praia de Majorlândia, o empreendimento Refúgio Dourado estará realizando nos próximos dias 06 e 07 de fevereiro, das 09 às 12h, oficinas criativas de esculturas, desenhos com areias coloridas, entalhe em coco e arte em madeira. O evento ainda contará com apresentação do Pastoril e Coco de Roda do Grupo Estrela D’Alva no dia 07, às 16h.
As oficinas serão ministradas pelo artista local Mestre Toinho, que é filho da Dona Joana, percussora da arte em areia colorida. “Ele vai dar essa oficina de escultura e de areia colorida e também de labirinto. Será aberta à população, gratuitamente, onde terão bancadas respeitando o isolamento e com uso de máscara obrigatoriamente”, explica Graziela Cavaggioni, proprietária do Refúgio Dourado.
Toda a idealização desse evento surge a partir de um edital da Lei Aldir Blanc, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública. Das 100 propostas selecionadas como melhores pelo edital, 02 projetos são de artistas de Aracati, sendo um deles o do Mestre Toinho com o apoio do Refúgio Dourado.
“O projeto chama-se Coco de Roda, e contempla a elaboração de uma escultura representado a dança, com componentes e instrumentos e a realização de oficinas criativas, onde o Mestre Toinho vai ensinar os participantes a esculpir, fazer desenhos com areia colorida em garrafinhas e outras técnicas”, destaca Graziela.
O evento será aberto ao público e quem se interessar em participar das oficinas deverá se inscrever no site.
Refúgio Dourado: o espaço
O empreendimento denominado Refúgio Dourado tem sua existência datada de 1994, como um ponto turístico de parada de bugueiros com turistas para a visitação das esculturas feitas nas falésias e hospedagem em casas rústicas.
Em 2010, a hospedagem ficou desativada devido ao falecimento do antigo proprietário. Ainda que fosse possível a visitação às esculturas, estas estavam se deteriorando com o passar do tempo e a falta de manutenção.
“Com a mudança dos proprietários em janeiro de 2019, pretende-se que o Refúgio Dourado retorne novamente a ser um ponto turístico relevante na Praia de Majorlândia, sendo reconhecido como um espaço multiuso à beira mar, em especial para a disseminação da arte, do artesanato e da cultura cearense, ainda gerando emprego para os moradores locais”, finaliza a proprietária atual.