Sinal News
  • Conecte-se
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Maratona buscará soluções tecnológicas para Primeira Infância Cearense

O Regime de Colaboração construído no Ceará reúne o governo estadual e os 184 município

23 de setembro de 2021
A A
Maratona buscará soluções tecnológicas para Primeira Infância Cearense

Governo do Ceará/Carlos Gibaja/Helene Santos

Potencializar o desenvolvimento tecnológico e criativo do Sistema de Monitoramento da Educação Infantil, propondo novas funcionalidades e ferramentas. É com esse objetivo que será realizado o HackPI Ceará: Hackathon para a Primeira Infância Cearense, uma maratona de programação que ocorrerá a partir desta sexta-feira (24) até domingo (26), de forma online.

O público-alvo é composto de jovens cearenses de graduação e pós-graduação de cursos relacionados a tecnologia, educação, gestão pública e negócios, entre outros. O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). E conta com o apoio do Programa Mais Infância Ceará, iniciativa vinculada à primeira-dama Onélia Santana.

Durante a maratona, as equipes inscritas terão de desenvolver soluções para o desafio lançado pela competição, que é o engajamento da sociedade na avaliação da Educação Infantil. Nesse contexto, os participantes poderão optar entre duas problemáticas propostas: potencializando o uso e a interpretação dos dados e a criança como parte ativa do processo de avaliação.

O Sistema de Monitoramento da Qualidade da Educação Infantil é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Seduc, com a finalidade de compreender o cenário da Educação Infantil. Para tanto, serão realizadas avaliações baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), alinhadas aos Parâmetros da Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil Cearense. Esse sistema dará informações e referências aos municípios voltadas à melhoria das políticas estaduais no âmbito dessa etapa de ensino.

Conforme a coordenadora de Educação e Promoção Social da Seduc, Aparecida Prado, dispor de dados sobre essa área é de fundamental importância para o avanço das ações. “É necessário um sistema de monitoramento que centralize as informações sobre a qualidade do atendimento ofertado, pautado em parâmetros previamente estabelecidos. Teremos 12 municípios-piloto nessa implementação”, frisa a gestora.

Regime de Colaboração

O Regime de Colaboração construído no Ceará reúne o governo estadual e os 184 municípios. Em conjunto com diversas organizações do terceiro setor, a gestão cearense vem somando esforços, por meio de uma coalizão que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças. Na etapa da Educação Infantil, uma das iniciativas pactuadas é a avaliação da qualidade, implementada em parceria com o Lepes/USP e a FMCSV.

HackPI Ceará

O HackPI Ceará é organizado pelo Lepes, em parceria com a UFC, por meio do Centro de Excelência em Políticas Educacionais (Cenpe), e Seduc. Conta ainda com o apoio do Programa Mais Infância Ceará, da Nexos Gestão Pública, da FMCSV e da Fundação Porticus.

O Cenpe é dirigido pelo professor Jorge Lira, docente do Departamento de Matemática da UFC e cientista-chefe da área de educação do Ceará.

 
 
 
Fonte: Governo do Ceará
Tag: cearámaratonaPrimeira Infânciasoluçõestecnologia
Postagem anterior

Futsal: Brasil leva susto, mas bate Japão e vai às quartas do Mundial

Próxima postagem

Forças de Segurança identificam homem no RJ suspeito de aplicar “golpe da extorsão” em comerciantes do Ceará

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Aquasis lança alerta de busca pelo peixe-boi Ariel

Aquasis lança alerta de busca pelo peixe-boi Ariel

11 de dezembro de 2025
Ministério do Trabalho criará plataforma para atendimento ao cidadão

CCJ do Senado aprova fim da escala 6×1 e prevê jornada de 36h semanais

11 de dezembro de 2025
Pedido para sacar até R$ 1.000 do FGTS pode ser feito pelo aplicativo

FGTS: Novas regras derrubam em 80% antecipação do saque-aniversário

11 de dezembro de 2025
Sinal News

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se