Mardonio Azevedo, empreendedor aracatiense, abre as portas de suas vivências no ramo dos negócios e conta um pouco de sua história até se tornar o proprietário da Empório da Marcas, empreendimento localizado na Rua Adolfo Caminha, Centro, no município de Aracati.
“É com muita satisfação que vou contar a vocês aqui presente um pouco da minha história como empreendedor ao longo desse tempo, afinal, grandes feitos devem serem contados para gerações futuras e trabalhos acadêmicos”, começa ele.
Mardonio conta que tudo começou lá 2003, quando uma conhecida chamada por nome de Valdete lhe pediu ajudar a vender um catálogo de produtos de cosméticos e perfumaria de uma marca muito conhecida e bastante consumida entre seus consumidores. “Então eu falei: pode trazer que eu ofereço aqui para os funcionários – e isso sem nunca ter vendido nada!”, relembra ele.
Nesse período o jovem empreendedor trabalhava num supermercado da cidade de Aracati, onde passou cerca de quatro anos, ocupando a função de hortifrúti granjeiro na seção de frutas e verduras. “Então passaram-se cerca de duas semanas, eu mostrava o catálogo para cada funcionário, que acaba encomendando seu perfume ou outro produto e isso acontecia quase que com todos que eu oferecia o catálogo”, conta ele.
Mardonio recorda que ao passar as encomendas para essa amiga, ela se enchia de orgulho pelas vendas que ele fazia lá. “Quando eu pegava os produtos e levava para entregar aos clientes e eu via a satisfação deles em recebê-los, isso me chamou a atenção de algum modo e me despertou para aquilo, no fundo se tratava de uma relação de bem-estar com os clientes, além de ser uma renda extra no meu orçamento mais tarde”, destacou ele.
Com o passar dos dias começavam a surgir encomendas por parte dos colegas de trabalho e Mardonio passava a estudar os produtos para poder falar melhor de cada um deles. “Na terceira semana eu procurei a Valdete e pedi para que ela me indicasse para a empresa Natura como consultor, então foi aí que descobri que tinha talento para venda mesmo, onde peguei gosto por empreender ou ser comerciante”, narrou ele.
Em 2007 ele sai da empresa que estava e vai trabalhar como assessor de crédito no banco do Nordeste, “onde fui desenvolver a área de Jaguaruna junto com os comerciantes, analisando suas atividades comercias para que elas pudessem receber o microcrédito do banco. Nessa fase deixei minha venda um pouco, pois só tinha o fim de semana”, resgatou da memória.
Contudo, o empreendedor lembra que os clientes continuavam ligando perguntando pela revista e se ele já tinha produto pronta-entrega. “Eu já tinha investido um capital na minha atividade para ter estoque, pois a necessidade do meu cliente já exigia que eu tivesse o produto na hora”, explicou ele.
Já em 2010, Mardonio pede transferência para a cidade de Aracati ao banco, por várias questões e uma delas era o deslocamento quase que diário.
Diante da procura pelo seus produtos, nasceu a ideia de abrir a loja Empório das Marcas, uma pequenina loja de bairro em Aracati. “No dia 08 de agosto de 2010 nascia a realização de um projeto planejado e de certa forma já realizando um sonho meu de empreender. Na Rua Duque de Caxias, onde lá passou 8 meses”, recorda ele.

“Durante esse tempo de oito meses foi suficiente para me planejar e executar a tarefa de me mudar para o centro da cidade, onde tive o prazer de inaugurar um novo ponto com direito a reinauguração em 01 de abril de 2012, na Rua Adolfo Caminha, e pude comemorar com os clientes que lá compareceram num ambiente climatizado com mais conforto e maior”, complementa ele.
O empresário conta que então seus clientes aumentaram e assim adquiriu outras formas de pagamentos, descontos e promoções mensais, revendo outras marcas e acessórios . “Hoje então já faz exatamente 14 anos e 6 meses que trabalho como comerciante no ramo, que começou lá atrás como revendedor porta porta como conhecemos”, se emociona o empreendedor.
Mardonio conta ainda que se orgulha de ser consultor da Natura há quase 15 anos. Hoje, na categoria diamante, ele já foi destaque por algumas vezes, além de ter tido a grande honra de conhecer a fábrica Natura em Cajamar e o reconhecimento por meio do programa Destaques.
“Então, esta foi a minha história, os desafios continuam e cabem a mim encarar com estratégia e planejamento, para serem bem sucedidos na execução. Agradeço aos meus colegas da equipe pela cortesia da entrevista, meu muito obrigado, e ao professor Felipe, meus sinceros agradecimentos pela orientação”, finalizou ele.