Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no último domingo (18), o governo do Ceará recomendou, medidas mais restritivas contra a pandemia de Covid-19 nas cidades de Russas, Crateús, Icó, Tauá e Juazeiro do Norte, no interior do Estado. A justificativa da recomendação são os dados epidemiológicos verificados pelas autoridades de saúde. Também consta no decreto que os municípios intensifiquem as fiscalizações e admitam medidas de segurança que evitem a aglomeração de pessoas para evitar a disseminação do vírus.
No sábado (17), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou através de publicação nas redes sociais ter enviado um ofício ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitando providências para prevenir ações praticadas no contexto da campanha eleitoral de 2020 que estejam em desacordo com as regras sanitárias estabelecidas para segurança da população contra a Covid-19, de acordo com os decretos estaduais.
O Governador informou ainda que não haverá nenhum avanço no Plano de Reabertura Responsável pela segunda semana consecutiva. “Isso faz-se necessário justamente por conta dos indicadores que apontam aumento de casos em algumas áreas, embora tenha queda nos números gerais do Estado”, frisou ele.