O Ministério da Educação (MEC) anunciará nesta terça-feira (14) um novo pacote de medidas intitulado “Mais Professores”, que trará diversos benefícios. O programa, além de contemplar professores já formados, busca estimular jovens que desejam ingressar na carreira de licenciaturas e pedagogia.
O “Mais Professores” propõe a criação de um programa com o objetivo de levar profissionais da educação a áreas com escassez de mão de obra. O ministro Camilo Santana destacou que o projeto é semelhante ao “Mais Médicos”.
Será criada uma seleção nacional unificada para a contratação de profissionais em início de carreira. Outra iniciativa, semelhante ao “Pé-de-Meia”, será implementada para estudantes universitários que optarem por qualquer licenciatura ou pedagogia e obtiverem média acima de 650 no Enem. Os aprovados em 2025 terão acesso a um valor de R$ 500 por mês.
O MEC também anuncia que firmará parcerias com a iniciativa privada para garantir benefícios aos profissionais da área. A Caixa Econômica e o Banco do Brasil, por exemplo, oferecerão um cartão específico para professores, com vantagens exclusivas. Além disso, foi anunciada a criação de uma plataforma para reunir cursos de formação continuada