O senador Cid Gomes e um grupo de prefeitos ex-pedetistas se filiam ao PSB neste domingo (4), às 9h, no Centro de Fortaleza. Contudo, neste primeiro momento, os deputados do PDT não devem migrar junto com o senador ao novo partido. A janela partidária para deputados será em março de 2026.
Em entrevista ao O POVO, o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) falou que “há uma grande probabilidade de os deputados federais saírem na janela [partidária], mas o momento não é de falar nem de pensar nisso. O momento agora é de analisar como será o tratamento dado pelo partido aos federais nesses próximos meses de mandato, neste ano e no ano que vem”, disse ele.
“Porque a gente se elegeu foi para ficar no mandato. Já houve aquele negócio que não respeitaram a gente, chamaram a gente de descartáveis, não respeitaram o interesse da maioria. Então, assim, já houve esse episódio que é muito grave, né? Uma perseguição do partido. Vamos ver como é que o partido vai se comportar com os deputados federais; se vão começar esse ano perseguindo a gente, tirando das comissões, demitindo de cargos”, completou.
Sobre a situação dos deputados estaduais, Eduardo Bismarck disse preferir “não responder em nome de ninguém”, mas entende como “quase que certa” a ida do grupo para o PSB, junto com Cid. Dez deputados estaduais pedetistas e mais quatro suplentes pediram na Justiça aval para se desfiliar.






