Nesta terça-feira (14) a Fifa anunciou como serão distribuídas as vagas para o novo Mundial de Clubes. O formato, que começará a ser disputado a partir de 2025, terá na disputa pelo título 32 equipes.
A ideia da entidade máxima do futebol internacional é fazer uma Copa do Mundo de clubes, o número de times participantes é igual o do último Mundial de Seleções. Sendo assim, teremos oito grupos com quatro equipes, passando os dois primeiros colocados para as oitavas de final. O método adotado é atualmente realizado com sete participantes.
O Mundial, que acontecia a cada ano, passará a possuir um intervalo de quatro anos para sua disputa. A duração do torneio também será modificada, com o aumento de clubes teremos aproximadamente um mês de disputa. A metade do ano foi o período escolhido, junho e julho serão os meses que os jogos vão ocorrer.
Veja como ficaram as distribuições das vagas por continente:
Uefa (Europa): 12
Conmebol (América do Sul): seis
AFC (Ásia): quatro
CAF (África): quatro
Concacaf (América do Norte/Central): quatro
OFC (Oceania): uma
País-sede: uma
Cada federação continental fará a escolha de quais critérios devam ser utilizados para as distribuições das vagas com os seus filiados. Momentaneamente, a Conmebol ainda não explicou como será a sua divisão diante as equipes Sul-Americanos.






