Em 23 de junho de 2021 aconteceu a Assembleia Geral dos músicos do Aracati com o objetivo de unir a classe em torno de um objetivo: a criação de uma associação que pudesse representá-los enquanto categoria profissional.
Neste mesmo dia, em votação, foi eleita a chapa que desenvolverá os trabalhos enquanto mesa diretora. Entre os nomes, Anderson Nascimento, músico de formação, foi escolhido como presidente. Ele encabeçou o atual projeto de criação da associação e juntamente com Marcondes Oliveira (Conde do Cavaco), eleito Vice-presidente, conduzirão o mandato para o qual foram encarregados.
Em publicação nas redes sociais, Anderson exalta os objetivos da nova entidade, “organizar e fortalecer a atividade musical profissional em Aracati. Nesta perspectiva, procuraremos construir relacionamentos saudáveis com os munícipes e as instituições que formam o complexo social aracatiense.”
Presidente e Vice estiveram no Sistema Sinal de Comunicação para conceder entrevista ao Jornal Sinal News nesta segunda-feira (6). Na ocasião, em conversa mediada por Jéfter Sobreira, os músicos falaram sobre os diversos aspectos da criação da associação. Pautas como a valorização da categoria com a criação da AMA, o fortalecimento da atividade, a história da música aracatiense, o respeito aos artistas, captação de recursos, entre outras.
O destaque, para além da união dos profissionais, ficou para a I Conferência Municipal dos Músicos Aracatienses. Organizado pelo órgão representativo, o evento acontecerá no dia 8 de julho (quinta-feira), às 18h, no Teatro Francisca Clotilde. Contará com todos os protocolos sanitários estabelecidos por lei e terá inscrições limitadas. Podem participar quaisquer músicos da cidade, mediante solicitação de vaga à presidência pelo WhatsApp.
A conferência buscará esclarecer questões normativas, benefícios da associação e a integração dos músicos com sua classe. Na ocasião estará presente o Presidente da Ordem dos Músicos do Ceará, José Ferrreira de Freitas Filho, o “Ferreirinha”.