Nesta quarta-feira (6), o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) e o IFCE Campus Aracati promoveu um minicurso formativo sobre a inserção de conteúdos afro-brasileiros na Educação Básica, na Biblioteca Municipal de Aracati. O evento reuniu professores, alunos e membros da comunidade local para discutir a relevância de integrar temas como a história da África, a escravidão, a resistência, as religiões de matrizes africanas, a música, a literatura e outras manifestações culturais afro-brasileiras no currículo escolar.
A professora Nataly Pinho, do IFCE, destaca que a inclusão desses conteúdos é fundamental não apenas para enriquecer o ensino, mas também para construir uma educação mais justa e representativa. “É essencial que os educadores incorporem esses temas de forma transversal, abordando a diversidade racial e cultural do Brasil em várias disciplinas. Isso permite que os alunos compreendam melhor sua identidade e a contribuição dos povos afro-brasileiros para a formação do país”, afirma Pinho.
A importância dessa temática na educação é tamanha que, em 2024, ela se torna central no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujo tema da redação foi justamente sobre a promoção da igualdade racial e o combate à discriminação. Essa abordagem no exame reflete um movimento crescente na sociedade e na educação em busca de uma reflexão crítica sobre o papel da cultura afro-brasileira no Brasil contemporâneo.
Douglas Felizolino, estudante de Licenciatura em Química do IFCE, acrescenta que a valorização da cultura afro-brasileira vai além da história e deve se expandir para as diversas áreas do conhecimento, incluindo a ciência. “A química, por exemplo, pode ser abordada através de práticas culturais afro-brasileiras, como a culinária e as festas populares, além de reconhecer a contribuição de cientistas negros ao longo da história”, explica.
O evento oferece também um espaço de interação e troca de experiências entre educadores e alunos, que discutem como superar os desafios da inclusão desses conteúdos nas escolas e aplicá-los de forma eficaz. Ao final do minicurso, os participantes saem com novas ferramentas pedagógicas para promover uma educação mais plural, inclusiva e rica, reafirmando o compromisso com uma educação que valoriza todas as culturas que formam o Brasil.