Onyx Lorenzoni, Ministro da Cidadania, assinou termo de adesão que repassará R$ 5 milhões através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ao Estado, beneficiando cerca de 12 mil produtores familiares. O valor recebido é o maior entre os estados do Nordeste.
O termo foi assinado na manhã de ontem (13), em cerimônia realizada na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza. O ministro na ocasião justificou que a maior expressividade dos recursos destinados ao Ceará é dada pelo número significativo de produtores cadastrados. A partir do valor repassado, 12 mil agricultores terão o escoamento da produção garantido.
“Tem um trabalho muito bem feito aqui no Ceará por parte da secretaria do Estado. Por outro lado, temos o volume de produtores que estão hoje cadastrados. Essa é a razão, o somatório. Temos um conjunto de critérios estabelecidos pelo Governo Federal aos quais o Ceará se adequou a todos com competência e, como resultado disso, recebeu um valor bem importante, o maior do Nordeste. Vamos ver se mantemos esse ritmo para os próximos anos”, elencou ele.
Para o ministro se fez importante também salientar o papel solidário que o programa possui ao distribuir os alimentos comprados a famílias em situação de vulnerabilidade social. A proposta objetiva beneficiar 600 mil cearenses com a doação de 15,8 mil toneladas de alimentos em 169 municípios cearenses.
“Eu penso que é o tipo da contribuição e colaboração em que todos os níveis de poder se esforçam e melhoram a vida das pessoas. Tem também uma transição, uma franja entre a área urbana e a rural, em que há muitas famílias que produzem e precisam vender. Então, é importante que essas políticas se encontrem e trabalhem de maneira colaborativa”, completou o ministro.