Recentemente a população de Palhano, cidade do Vale do Jaguaribe, interior do Ceará, viu-se novamente tomada pela preocupação com seu gestor público municipal. É que não faz muito tempo que o município perdeu para a Covid-19 o seu prefeito reeleito, Ivanildo Nunes da Silva, conhecido como Dinho. Agora, o vice-prefeito que ascendeu ao cargo majoritário, também contraiu a doença e seu quadro de saúde inspira cuidados.
Francisco Erisson Ferreira, o Chico do Joaquinzinho, entrou com um pedido de licença médica de 15 dias para tratar-se do novo coronavírus. Nas redes sociais da Prefeitura de Palhano, no dia 13 de maio, foi lançada uma publicação que explicava que, “a saúde do Prefeito de Palhano, Chico do Joaquinzinho, embora estável, demanda cuidados. Tendo em vista o estado de saúde do gestor municipal, conforme atestado médico “ainda necessita de suporte hospitalar”, foi encaminhado à Câmara Municipal requerimento de licença com prazo de 15 dias para cuidados com a saúde.”
Nesse sentido, seguindo a linha sucessória, quem assumiu a prefeitura daquela cidade foi a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Joelma Xavier, “deverá assumir o cargo pelos próximos 15 dias. Chico permanece hospitalizado mas, consciente, optou pela prudência dessa decisão uma vez que seu estado de saúde requer sua prioridade e atenção absoluta. Esperamos e confiamos que, em breve, Chico retome normalmente as atividades”, concluiu a nota.
Ainda, na mesma publicação, quem aparece em vídeo é a Secretária de Governo e Articulação Institucional, Thainá Anunciação, filha do prefeito licenciado. Ela tranquiliza a população acerca do estado de saúde de seu pai, “graças a Deus Chico se encontra bem, recuperado do Covid, porém necessita de cuidados especiais”. Ela aproveitou o momento para deixar apoio à prefeita interina.
No último sábado (15), utilizando suas redes sociais, o prefeito Chico do Joaquinzinho agradeceu o apoio da população e atualizou seu quadro de saúde. “Venho aqui agradecer a todas a orações e intenções e especialmente à minha família, à minha esposa Aila, aos meus filhos e aqueles que me acompanharam e me ajudaram a ter tanta paciência. Estou bem e vou continuar me fortalecendo e me cuidando para em breve estar de volta cuidando do nosso povo. A Pandemia persiste. Se cuide. Nosso maior ato de amor é o cuidado e a responsabilidade conosco e com aqueles que amamos. Se puder, fique em casa.”
Hoje (18), também nas redes sociais, o prefeito postou fotos saindo do hospital, informando de sua alta médica, “é com muita alegria e gratidão que eu venho contar pra vocês, população de Palhano, amigos e família, minha tão amada família, que eu estou de alta. Foram dias muitos difíceis, nunca é fácil. Depois de vencer a covid, tive dificuldades de retomar as minhas atividades cotidianas, por isso fui internado, fui muito bem cuidado e amado e agora estou aqui, pronto para voltar para todos aqueles que cuidaram e torceram por mim. Obrigado a todos e a todas pelas orações, por todo cuidado e zelo! Gratidão!”