O prefeito do Aracati, Bismarck Maia, postou na tarde desta terça-feira (26), em suas redes sociais, um vídeo de uma senhora revoltada com o atendimento alegando descaso no tratamento para com as pessoas.
A senhora, que não foi identificada, aparece do lado de fora da policlínica afirmando que esperou desde janeiro para fazer uma ultrassonografia, e que no dia marcado foi informada de que o médico só atenderia quatro pessoas.
“Aí eles marcam, as pessoas vêm, deslocam de seus lugares de manhã cedo para estarem aqui, e quando a gente chega aqui simplesmente o doutor só vai atender quatro pessoas”, destaca a paciente.
Demonstrando extrema insatisfação, a mulher se dirige ao prefeito, “então o senhor tome uma providência, por que eu não vou remarcar isso aqui de novo não, por que isso aqui é uma sem vergonhice, deles e sua também”, conclui.
Apesar de não endereçar, a mensagem deve ser recebida pelo prefeito da cidade de Icapuí Lacerda Filho, sim, a gestão da policlínica é de responsabilidade dele.

Não custa lembrar da celeuma travada na Justiça e nos bastidores da política local quando da escolha do novo presidente do consórcio. Naquela instante, o prefeito do Aracati buscava sua reeleição pelo terceiro mandato, quando foi impedido por Lacerda e o prefeito do Fortim, Nalsemo Ferreira.
A situação foi esbarrar na Justiça, e a policlínica, junto do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ficaram a partir de então na responsabilidade do novo gestor. Que em um de seus primeiros atos já propôs um aumento de 285% para cargos comissionados.
O que a população não entende é como dois equipamentos de uma cidade ficam sob o domínio de outra. Muito simples de entender, para este tipo de gestão compartilhada foi criado o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati (CPSMAR).
Neste consórcio as quatro cidades (Aracati, Fortim, Icapuí e Itaiçaba) e o Governo do Estado dividem as despesas e as vagas disponíveis para todos os serviços. Sendo que a gestão deve ser de um dos prefeitos, que deve ser eleito entre eles para administrar por dois anos, podendo ser reeleito somente uma vez por mais dois anos.
Nesse sentido, atualmente a gestão é de responsabilidade do prefeito de Icapuí. Todas as reclamações, exigências, sugestões, críticas e elogios devem ser direcionadas à gestão de Lacerda Filho.
Em sua postagem, o prefeito Bismarck reforça que “A policlínica não está mais sob nossa gestão, e sim de Icapuí. Lutei com todas as forças, até no Judiciário, e avisei em público que a politicagem sob comando de Icapuí e Fortim prejudicariam [a] policlínica e o CEO, onde os pacientes são em grande maioria do Aracati, e agora prejudicados”.
Ao final, o prefeito se solidariza com a mulher do vídeo, “tem meu apoio”.






