Nosso país, com sua extensão territorial abrangente, é um dos principais destinos turísticos do mundo. Logo o turismo, além de promover a comercialização de produtos e a prestação de serviços, proporciona lazer, entretenimento e cultura. Se tem um lugar no mundo onde se tem o que ver e fazer, esse lugar é o Brasil.
A movimentação de eventos pode gerar renda e emprego para as cidades onde são realizados, por meio do fluxo de pessoas que visitam a localidade no seu período de realização.
Setores como, por exemplo, de hospedagem, alimentação fora do lar, arte e cultura, vendedores ambulantes, buggueiros, guias, manicures, cabeleireiros, maquiadores, vestiário, calçados, entre outros, são beneficiados com a realização de eventos.
O Aracati consolida-se cada vez mais como uma cidade de eventos, tendo seu Carnaval reconhecido como o melhor do estado e gerando na cidade cerca de 1,5 mil vagas de trabalho em 2023. Sem falar do Festival de Gastronomia e Cultura atraindo mais de 20 mil pessoas por noite.
Para o deputado estadual Guilherme Bismarck, o Aracati ganhou notoriedade com seu Carnaval, ao se transformar o maior do estado.
“Agora nosso Carnaval é o maior e isso faz com que a nossa marca Aracati tenha um recall para os artistas terem vontade de gravar um clipe e fazer shows”, ressalta o deputado.
Além de promover diversos benefícios já mencionados, o turismo de eventos acaba por gerar de forma indireta maior arrecadação de tributos. Isso por que a prestação de serviços e comercialização de produtos na localidade do evento haverá a arrecadação de impostos que justificam o investimento público, devolvendo os valores que foram investidos aos cofres públicos e aumentando a receita municipal.