A edição do Repórter Sinal desta sexta-feira (17), trouxe como pauta os impactos do avanço do mar no litoral leste do Ceará.
Uma das praias afetadas é a Prainha do Campo Verde, em Beberibe. Áreas que antes eram habitadas, agora estão sendo tomadas pelo mar e comunidades inteiras precisam ser realocadas.
Moradores relatam o medo quando a maré fica cheia. “Nos últimos anos estamos sendo atacados pela maré. Hoje já não temos mais lugar para ‘rolar’ as embarcações. Casas de nativos já foram devoradas pela maré. Importante que as autoridades venham e façam um estudo. Cada vez estamos sofrendo mais impacto”, destaca o pescador José Cláudio.
O professor e pesquisador Paulo Henrique, da Labomar, destaca que o processo de erosão costeira tem de fato se agravado. “Mas associado a esse processo de mudanças climáticas, nós temos também os processos antrópicos relacionados, ou seja, o processo de ocupação do litoral cearense se dá paralelamente à linha de costa, principalmente à beira-mar”, explica ele.






