Na capital cearense o prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciou durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (30), que as aulas presenciais da rede municipal de ensino não retornarão neste ano. A cidade vai dar continuidade ao ensino remoto para os mais de 200 mil estudantes da rede pública até concluir o ano letivo. Está decisão, de acordo com o prefeito, é uma “ação de proteção à vida, e dará mais segurança à saúde pública de Fortaleza, em prol da redução de qualquer risco de uma circulação viral”.
Ainda segundo a Prefeitura de Fortaleza, “a elaboração de um plano para retorno das aulas presenciais levará em consideração a estrutura das unidades, além dos aspectos pedagógicos, provimento escolar e gestão”. Também destacou que “o plano seguirá, rigorosamente, as medidas de segurança sanitária orientadas pelo Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e demais autoridades sanitárias, além da interlocução com a categoria profissional da educação, por meio do Sindiute e do Colegiado de Gestores Escolares”.
Aqui no município de Aracati, no Litoral Leste do estado, a gestão tomou a mesma decisão. A Secretária Municipal de Educação, Ana Mello, garantiu à redação do Sinal News que: “A rede municipal não voltará esse ano com aulas presenciais”. O ensino na cidade continuará remotamente. “Continuaremos com as aulas remotas até a finalização do ano letivo de 2020”, enfatizou ela.