O prefeito de Aracati, Bismarck Maia, fez uma transmissão em suas redes sociais nesta quinta-feira (6) onde anunciou algumas medidas no setor da saúde, para conter o avanço das síndromes gripais e da Covid-19 no município. Entretanto, um assunto já no final da reunião virtual chamou a atenção da população. A prefeitura vem enfrentando problemas na parceria com o Hospital Maternidade Santa Luísa de Marillac.
De acordo com o gestor, o Aracati conta hoje com dois hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde-SUS, ambos com baixos recursos vindos do Governo Federal para manter seus serviços e com grandes despesas. Um deles é o Hospital Municipal Eduardo Dias-HMED e o outro é o Hospital e Maternidade Santa Luísa de Marillac-HMSLM, afirmando que são duas equipes, dois espaços e duas despesas.
O prefeito afirma que a maternidade não se sustenta e que tem sérios problemas administrativos. Na unidade de saúde são três especialidades (ginecologia, obstetrícia e pediatria neonatal), já o HMED atende quatro especialidades e “acaba tudo indo para lá”.
Bismarck ressalta que hoje falta até médico na maternidade, e que apesar de também atender de forma privada, não se sustenta. Pelo que deixou a entender, há muito tempo o HMED faz o trabalho que o Santa Luísa deveria fazer. Fontes do Sistema Sinal confirmam que não só o HMED recebe demandas originalmente do Santa Luísa, mas também a Unidade de Pronto Atendimento-UPA, que tem tido atritos com a maternidade.
“Só o deputado Eduardo Bismarck já enviou 3 milhões de reais de 2019 para cá”, ressaltando que nunca ouve esse volume de recursos especificamente para o Santa Luísa. E apesar disso ameaçaram recentemente a Secretaria de Saúde de que iriam fechar as portas caso não recebessem 50 mil reais a mais.
De acordo com o mandatário, a Prefeitura está fazendo tudo que pode para dar tudo do bom e do melhor para a saúde local. Mas já destaca que vai rever essa questão com a maternidade, pois as pessoas estão sendo prejudicadas. “Nós vamos ter dias melhores, o prefeito está preocupado com isso”, conclui.






