De modo geral, a previsão do tempo da Funceme aponta continuidade das chuvas no estado do Ceará para esta quarta-feira (18) e respectivamente, para quinta e sexta-feira (19 e 20/02). Ressaltando que as precipitações devem acontecer em períodos diferentes, dependendo de cada macrorregião e os maiores acumulados tendem a acontecer no centro-sul, faixa litorânea e Ibiapaba, onde a chance de chuvas com intensidade moderada a forte em alguns momentos, trovoadas isoladas e rajadas de vento.
Para o restante desta quarta-feira (18), a previsão aponta céu variando de nublado a parcialmente nublado no decorrer do dia, com chuva no centro-norte do estado pela manhã (macrorregiões do litoral, Maciço de Baturité e norte do Sertão Central e Inhamuns. No período da tarde não se descartam chuvas em todas as regiões, embora os maiores acumulados se concentrem no centro e oeste do estado (Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns), onde pode haver chuvas com intensidade moderada, e ocasionalmente forte, com trovoadas isoladas. À noite, a chuva perde força no centro-norte e aumenta no centro-sul do CE (Cariri, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns).
Para quinta-feira (19), mantém-se a previsão de chuva, com céu nublado a parcialmente nublado e possibilidade de trovoadas e rajadas de vento, sendo que os maiores acumulados de precipitação tendem a se ocorrer pela madrugada e início da manhã, principalmente no Cariri, na Jaguaribana, no sul do Sertão Central e Inhamuns e áreas da faixa litorânea. Assim como na quarta, no período da tarde, há previsão de chuva no centro e noroeste do CE (Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns), porém com acumulados menores. À noite, aumenta a nebulosidade com chuva no centro-sul do CE (Cariri, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns), que pode em alguns momentos ter intensidade entre moderada a forte.
Já para sexta-feira (20), à princípio, espera-se a redução das chuvas no centro-norte do estado (em áreas do litoral, por exemplo) em termos de acumulados e espacialização das precipitações. Ainda durante a madrugada e a manhã, pode haver chuvas com intensidade moderada a forte no sul do estado, com trovoadas isoladas.
As chuvas previstas, devem-se a proximidade da ZCIT e a circulação em altos níveis da atmosfera que favorece para o aumento da instabilidade, assim como aos efeitos locais: temperatura, umidade, relevo.
A ZCIT, principal sistema meteorológico indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no estado, encontra-se posicionada entre 1°S e 2°S.














