A imagem do canal visível do satélite mostra o predomínio do céu sem nuvens no estado do Ceará neste final de semana. No Oceano Atlântico, a leste da costa leste da região Nordeste do Brasil, vemos a aproximação de um cavado em baixos níveis da atmosfera, que pode trazer nebulosidade para o estado do Ceará a partir da tarde de domingo, especialmente para as macrorregiões Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns e Cariri.
Para este sábado (26) a previsão mantém o indicativo de predomínio de céu sem nuvens em todas as macrorregiões cearenses. Já para domingo (27), espera-se o ingresso de nebulosidade no estado a partir do leste, entre os turnos da tarde e noite, devido a áreas de instabilidades oriundas do leste da região Nordeste do Brasil. Por este motivo, há baixa possibilidade de chuvas isoladas para as macrorregiões Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns, e Cariri, nestes turnos.
Em relação às temperaturas, deveremos observar grande amplitude térmica no sábado, com mínimas entre 16°C e 18°C na madrugada nas macrorregiões do Cariri, sul e oeste do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Maciço de Baturité. As máximas, por sua vez, devem atingir valores entre 35°C e 37°C nas macrorregiões da Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, Litoral Norte e Litoral do Pecém.
Em relação a umidade relativa do ar, os valores mínimos devem se situar em torno de 30% a 40% no turno da tarde de sábado nas macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri. Nas demais macrorregiões devem se manter acima de 40% ao longo de todo o período.
Em relação aos ventos, a direção de origem do vento será predominante de Sudeste, podendo variar de Leste a Nordeste entre os turnos das tardes e noites. A velocidade máxima do vento deve ficar em torno de 45 km/h na faixa litorânea e em torno de 50 km/h em regiões de serra.






