O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), e de seus respectivos Programas: Corredores Digitais e Clusters Econômicos de Inovação, com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (ADECE), e do Programa Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) lançaram o Edital Nº01/2021 Programas Corredores Digitais e Clusters econômicos de inovação.
As inscrições estão abertas de 15 de julho de 2021 até às 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, do dia 15 de agosto de 2021.
Os candidatos deverão inscrever seus projetos de empreendedorismo inovador, exclusivamente, via Internet, utilizando o formulário eletrônico disponível no sítio http://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais. bolsas de inovação aos empreendedores pertencentes às equipes dos projetos
O objeto deste edital a seleção de projetos de empreendimento inovador que possam receber fomento à inovação tecnológica mediante a outorga de bolsas de inovação aos empreendedores pertencentes às equipes dos projetos, que empreguem todo o potencial das tecnologias digitais para possibilitar, em áreas estratégicas da economia do estado do Ceará, o aumento da produtividade, da competitividade e dos níveis de renda e emprego. Os projetos de empreendimento inovador devem ser direcionados aos problemas identificados nos setores e regiões (clusters) estabelecidos como prioritários em todo o CEARÁ ao todo são 25 clusters nas áreas de Agronegócio,Turismo, Comércio,Construção Civil,Educação,Energias Renováveis,Mineração e Metalmecânica,Saúde,TIC,Infraestrutura e Logística e Indústria da Madeira. No Litoral Leste os clusters são do Turismo e do Agronegócio.
Os projetos serão acompanhados, coordenados e supervisionados pelos pesquisadores regionais dos respectivos clusters, que uma vez selecionados, serão devidamente nomeados pela coordenação do programa Clusters Econômicos de Inovação.
Os pesquisadores regionais buscarão promover a transferência de conhecimento entre as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de sua região do estado do Ceará e os setores produtivos; a construção empreendedora de soluções tecnológicas inovadoras que beneficiem setores produtivos do estado; e a realização de projetos que possam contribuir com o desenvolvimento desses programas e seu impacto sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), nos clusters correspondentes de suas atuações.
Entre as parcerias feitas pelo Governo do Estado para o desenvolvimento do Programa que gerou o edital estão o IFCE, UECE,UFC, SEBRAE, FIEC, SENAC, FECOMÉRCIO, entre outros.