O trabalho intitulado “Distribuição e conservação do peixe-boi marinho no litoral leste do Ceará: contribuições do conhecimento tradicional de pescadores artesanais”, desenvolvido pelos estudantes Mariane Lira, Felicia de Albuquerque, Cassiane Alexandre e Pedro Honório, sob orientação dos professores Paulo Marinho e Albano Nunes, foi premiado como melhor trabalho na categoria Manejo e Conservação dos Recursos Naturais e da Biodiversidade no último dia 7 de novembro, dentro do II Simpósio de Ecologia e Conservação do Semiárido, realizado de 5 a 8 de novembro na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Esse trabalho é fruto de um projeto maior apoiado financeiramente pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), através do Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal (edital 06/2024). Os estudantes participantes são todos filhos de pescadores artesanais e ganham uma bolsa de Iniciação Científico-Tecnológica Júnior para desenvolver uma pesquisa voltada para o contexto da pesca artesanal no Ceará.
O objetivo principal do projeto é valer-se do conhecimento tradicional de pescadores artesanais para investigar a distribuição atual e histórica do peixe-boi marinho (Trichechus manatus) no litoral leste do Ceará, incluindo um trecho pouco investigado do rio Jaguaribe, bem como levantar as ameaças da atividade de pesca e das mudanças climáticas para essa espécie ameaçada de extinção. Para isso, a equipe já realizou 43 entrevistas com pescadores e marisqueiras em três comunidades ribeirinhas dos municípios de Aracati (Volta) e Fortim (Jardim e Viçosa), e uma comunidade costeira de Icapuí (Redonda). O projeto segue em curso até dezembro e conta ainda com o apoio científico da ONG Aquasis, que atua na conservação do peixe-boi marinho há mais de 20 anos.
É importante destacar que o evento em que o projeto foi premiado era voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de ecologia e conservação da biodiversidade, o que destaca a qualidade da ciência produzida no contexto da educação básica do Ceará.














