Dados prévios divulgados nesta sexta-feira (24), pela Prefeitura do Aracati, mostram que a retomada do Carnaval neste ano de 2023 movimentou mais uma vez não só a cultura, como a economia e o turismo no município.
O circuito Avenida Viva celebrou o retorno do evento com mais de 500 mil foliões entre sexta (17) e terça-feira (22). O maior carnaval do Ceará contou com mais de 30 atrações, em uma semana de programação gratuita com nomes de peso como Pabllo Vittar, Nattan, Zé Vaqueiro, Mari Fernandez, Matheus Fernandes, Solange, Xand e É o Tchan. Vale ressaltar ainda que 60% das atrações eram artistas da terra.
Todas as noites foram em média 140 mil pessoas no circuito Avenida Viva, com picos de 200 mil foliões brincando em ruas, becos, praias e onde quer que a boa receptividade do aracatiense fosse posta à prova.
Além de diversão, o carnaval foi um importante ativo econômico. Com aproximadamente 1,5 mil vagas de trabalho geradas, inúmeras famílias tiveram oportunidade de gerar renda extra com a venda de bebidas e comidas (934 cadastrados), bem como exercendo funções relacionadas a montagem, produção, capatazia, logística, segurança privada limpeza, entre outros.
No aspecto sustentabilidade, o carnaval se destacou com o recolhimento de 31,5 toneladas de vidro e 2,5 toneladas de latas de alumínio, um total de 175.000 latas, para a reciclagem. Os resíduos foram direcionados para cooperativas locais de reciclagem, beneficiando 50 catadores cadastrados.
Dados preliminares de uma pesquisa realizada pela Uni Jaguaribe (Centro Universitário do Vale do Jaguaribe) e IVJ (Instituto Vale do Jaguaribe) apontam que cada turista pode ter gasto em média R$ 902 durante o carnaval. As análises das respostas está em andamento e os números definitivos serão divulgados em breve.






