Os roteiristas e criadores da série “Cangaço Novo”, Eduardo Melo e Mariana Bardan, desembarcam na Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – na quinta-feira, dia 19 de outubro, para um estudo de caso sobre a produção. Gratuito e aberto ao público, o evento será às 19h, no Pátio da Escola. A mediação é do realizador, professor e pesquisador Samuel Brasileiro.
A série, lançada em agosto de 2023, está entre as mais assistidas da Amazon Prime em diversos países, incluindo o Brasil. A obra é fruto de uma parceria entre a produtora O2 e a Amazon Studio. Ambientada no sertão cearense, conta com um elenco de atores e atrizes nordestinas. A produção gira em torno da história de Ubaldo, um bancário sem memória de sua infância, que precisa de dinheiro para cuidar de seu pai adotivo doente. Durante a narrativa, ele acaba recebendo uma herança que mudará sua vida. Em Cratará, no meio do sertão cearense, ele se tornará o líder de uma perigosa gangue de assaltantes de banco, cumprindo o destino e o legado do seu pai biológico, um mítico cangaceiro.
A coordenadora do Laboratório Cena 15 – Cinema da Porto Iracema das Artes, Manoela Ziggiatti, detalha a proposta do estudo de caso. “Esta atividade é uma oportunidade única para que estudantes, profissionais e entusiastas do mundo audiovisual possam mergulhar nos detalhes e nuances do processo criativo e compreender os caminhos para a viabilização de “Cangaço Novo”, uma série gestada ao longo de muito tempo – 10 anos – e que hoje vem tendo uma enorme repercussão”, finaliza.
Sobre Eduardo Melo
Eduardo Melo fez Matemática Aplicada e Computacional na Universidade de São Paulo, Cinema na FAAP (SP) e estudou roteiro na New York Film Academy em Los Angeles. É criador e roteirista da série “Cangaço Novo”, um drama de ação produzido pela O2 filmes para Amazon Prime Video que teve estreia mundial no dia 18 de agosto de 2023. Além disso, roteirizou o documentário sobre a vida do primeiro surfista medalhista de ouro, o nordestino Ítalo Ferreira. Trabalhou no desenvolvimento da série de ação “DNA do Crime” para a Paranoid com o diretor Heitor Dhalia, e em um longa-metragem para Conspiração com o diretor Marcus Baldini. Escreveu a adaptação de um livro para o cinema, um projeto em desenvolvimento pela Intro Pictures. Em animação, é roteirista e criador de “Tata” série pré-escolar em desenvolvimento pela TV Pinguim; roteirista em “O Show da Luna!”, série pré-escolar exibida em mais de 90 países e trabalhou no desenvolvimento de “Roqueiros do Espaço”, série juvenil também desenvolvida pela TV Pinguim. Pela 44 Toons foi roteirista na série “Cordélicos”, projeto finalista do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro concorrendo como melhor série de animação. Devoto ao drama, é na área de conteúdo que segue sua carreira, desenvolvendo projetos de série e longa-metragem nos gêneros de ação, policial, aventura, comédia, suspense e terror.
Sobre Mariana Bardan
Mariana Bardan fez cinema na FAAP e letras na USP. É criadora e roteirista de “Cangaço Novo”, drama de ação seriado da Amazon Prime Video produzida pela O2 filmes. Na mesma produtora foi roteirista de série distópica para o Globoplay (sem data de lançamento) e do documentário “Contos Curiosos de Ítalo Ferreira”. Em animação, é criadora e roteirista de “Tata”; roteirista e tradutora de “O Show da Luna!” e “Ping & Pong”, todos projetos da TV Pinguim. Na 44Toons, foi roteirista da série de animação “Cordélicos”. Já desenvolveu roteiros para projeto com IA do banco Itaú e foi colaboradora em novela do SBT. Atualmente desenvolve para um player um longa-metragem musical dramédia que tem como pano de fundo o universo sertanejo.
Sobre Samuel Brasileiro
Samuel Brasileiro é diretor e roteirista com graduação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Comunicação Social pelo PPGCOM-UFC. É professor na área de roteiro na graduação de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Em 2013, participou da 8ª edição do Talent Campus Buenos Aires. É roteirista do longa-metragem “Pacarrete”, premiado no Festival de Gramado, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Prêmio ABRA, Sesc Melhores Filmes, entre outros. É criador da série adolescente “Lana & Carol”, exibida no Canal Futura. É diretor do longa-metragem coletivo “O Animal Sonhado”. Já dirigiu oito curtas-metragens exibidos e premiados em festivais nacional e internacionais. “Rua Dinorá” seu trabalho mais recente foi exibido na Mostra de Tiradentes, Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba e Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum e premiado na Mostra de Cinema de Triunfo e Festival de Cinema de Taguatinga. Integrou o Núcleo de Roteiros da produtora Tardo Filmes (Programa Brasil de Todas as Telas da Ancine, 2016) com o longa-metragem de horror “Quebranto”. Em 2022, foi indicado ao prêmio Abraço – Excelência em Roteiro, da ABRA (Associação Brasileira de Roteiristas Autores) e participou da primeira edição do Primeiro Tratamento Lab com a série de terror “A Capitania”. Atualmente, finaliza o documentário “Fortaleza Liberta”.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço:
Roteiristas e criadores de “Cangaço Novo”, Eduardo Melo e Mariana Bardan, realizam estudo de caso sobre a série na Porto Iracema das Artes
Quando: 19 de outubro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Pátio da Escola (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Gratuito e aberto ao público