Se fosse preciso definir a campanha do Santos no Campeonato Brasileiro até aqui, a melhor palavra talvez seja oscilação. Em 15 rodadas, o time de Fernando Diniz tem cinco vitórias, cinco empates e cinco derrotas.
No 16º jogo, o clube alvinegro enfrenta o Fortaleza, neste domingo (15), às 18h15 (de Brasília), para tentar embalar no torneio. A equipe vem de um empate contra o Corinthians e de uma vitória sobre a Chapecoense.
Mas para isso, os santistas precisarão superar o retrospecto ruim fora de casa. A equipe venceu apenas um duelo longe de seu estádio. Foi justamente o triunfo por 1 a 0 sobre o alviverde catarinense, duas rodadas atrás. Antes, acumulava dois empates e quatro derrotas como visitante.
Para complicar a situação, enfrentarão um Fortaleza que está invicto jogando em sua casa, na Arena Castelão.
No Nacional, o time de Juan Pablo Vojvoda soma seis vitórias e um empate como mandante. São duas goleadas (5 a 1 sobre o Internacional e 4 a 0 sobre o América-MG), 16 gols marcados e somente quatro sofridos.
De quebra, neste Brasileirão, o tricolor cearense se especializou em demolir os representantes paulistas na competição: venceu os outros quatro jogos que teve contra times do estado: 1 a 0 sobre Corinthians, São Paulo e Red Bull Bragantino, além do 3 a 2 sobre o Palmeiras.
O atacante Robson, um dos artilheiros do Brasileiro, deixou sua marca contra todos eles: 4 dos 7 gols.
Para tentar quebrar a invencibilidade do rival, conseguir seu segundo triunfo fora de casa e embalar o terceiro confronto sem perder, o treinador Fernando Diniz terá como trunfo o meia uruguaio Carlos Sánchez.
Após oito meses sem jogar em razão de uma lesão, Sánchez já fez 15 partidas e marcou quatro gols, artilheiro da equipe no período, e tem sido um alento para a equipe que sofre com a ausência do atacante Marinho, um dos principais nomes na temporada passada.
O camisa 11 perdeu mais de 40% dos jogos desta temporada por lesão e não deve estar à disposição de Diniz contra o Fortaleza.
Após o duelo pelo Brasileiro, o time santista volta suas atenções para a Copa Sul-Americana.
Na última quinta-feira (12), a equipe venceu o Libertad (PAR), na Vila Belmiro, por 2 a 1. A partida de volta, no Paraguai, acontece na próxima quinta-feira (19), às 21h30.
Estádio: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Horário: 18h15 deste domingo (15)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Transmissão: TNT Sports