terça-feira, março 17, 2026
  • Conecte-se
Sinal News
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Secretários pedem que Queiroga reconheça onda de Covid e estimule testagem

12 de janeiro de 2022
A A
Gestão de Queiroga será mais voltada para a ‘questão da medicina’, diz Bolsonaro

Reprodução/Twitter

491
SHARES
Compartilhar no WhatsappCompartilha no Facebook

O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) pediu nesta quarta-feira (12) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reconheça nova onda da Covid-19 e apoie medidas como a ampliação da testagem e da cobertura vacinal.

A entidade afirma que “o crescimento de casos, impulsionado pela nova variante [ômicron], volta a impor desafios aos sistemas de saúde público e privado do país”.
O conselho ainda aponta que o Brasil “está vulnerável a uma grande onda de casos”, pois 1 terço da população não tem o esquema vacinal primário completo.

“Se o sistema hospitalar entrar em colapso, tanto na rede privada, quanto na rede pública, óbitos evitáveis poderão ocorrer pela não garantia de acesso à internação”, afirma ofício assinado pelo presidente do Conass e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, e direcionado a Queiroga.

No documento, o Conass pede distribuição de recursos para abertura de pontos de testagem em massa. A proposta do conselho é de R$ 4 de aporte por teste enviado pelo governo federal a cada estado ou município.

Ainda cobra “imediata deflagração de campanha pela imunização completa de toda a família brasileira, com destaque para a vacinação infantil”.

O tema é sensível no governo federal, pois o presidente Jair Bolsonaro (PL) distorce dados e desestimula a vacinação dos mais jovens.

Apesar da resistência do presidente, o governo deve distribuir 20 milhões de doses da Pfizer direcionadas ao grupo de 5 a 11 anos no primeiro trimestre. Também aguarda aval da Anvisa para aplicar a Coronavac no público de 3 a 17 anos.

O Conass também pede posicionamento do Ministério da Saúde sobre o cancelamento nacional de eventos como o Carnaval de rua.

“Sendo a ômicron mais transmissível e responsável pelo aumento de pacientes com sintomas leves, os serviços ambulatoriais estarão pressionados por quadros clínicos que exigem testagem imediata, prescrição médica e emissão de atestados para o devido isolamento dos positivos”, afirmou o Conass, na nota.

“Em países onde a nova variante já impacta em recordes de casos leves, a rede hospitalar também já se encontra pressionada por casos graves, principalmente em pacientes não-vacinados, incluindo as crianças”, disse ainda a entidade.

Em evento do Ministério da Saúde sobre a ômicron nesta quarta, Queiroga disse que a variante traz receio de colapso no atendimento de saúde, mas que a doença ainda não tem pressionado estes serviços.

A disparada de casos da Covid, porém, tem obrigado governos locais a reabrirem leitos. No estado de São Paulo, as internações por Covid-19 em UTI cresceram 91% em oito dias.

Ainda no ofício enviado a Queiroga, o Conass pede reforço no monitoramento do estoque de medicamentos, equipamentos de proteção e kits de intubação, insumo que faltou em altas anteriores da Covid-19.

O conselho também cobra autorização para ampliar a estrutura de atendimento da Covid-19, com financiamento de novos leitos, além da “inclusão imediata da vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19 no calendário nacional de vacinação”.

Os últimos dias no Brasil têm sido marcados por alta procura de testagem e por diversos registros de pessoas infectadas pela variante –mesmo vacinadas ou que tiveram Covid anteriormente. A curva de óbitos, porém, não tem acompanhado esta alta.

Entidades científicas cobraram na terça (11) uma política de testagem mais ampla do governo federal e a permissão do autoteste. A procura pelos exames disparou com o avanço da contaminação na virada do ano.

Em nota divulgada nesta quarta, a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) alertou para risco de falta insumos necessários nos exames da Covid-19. A entidade recomendou priorização de exames a pacientes “segundo uma escala de gravidade”.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a minimizar a crise sanitária e sugeriu que a nova cepa é “bem-vinda”.

“[A] ômicron, que já espalhou pelo mundo todo, como as próprias pessoas que entendem de verdade dizem: que ela tem uma capacidade de difundir muito grande, mas de letalidade muito pequena”, disse Bolsonaro, em entrevista ao site Gazeta Brasil.

“Dizem até que seria um vírus vacinal. Deveriam até… Segundo algumas pessoas estudiosas e sérias –e não vinculadas a farmacêuticas– dizem que a ômicron é bem-vinda e pode sim sinalizar o fim da pandemia”, declarou ainda Bolsonaro.

O diretor-executivo do programa de emergências em saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael Ryan, reagiu à fala de Bolsonaro, dizendo que “este não é o momento de declarar que esse vírus é bem-vindo, nenhum vírus que mata pessoas é bem-vindo”.

 
 
 
Fonte: Folhapress
Etiquetas: Bolsonarobrasilcovid-19Marcelo QueirogapandemiasecretáriosTestagem
SendShare196
Anterior

Globo confirma três casos de Covid entre confinados para ‘BBB 22’

Próximo

DCRC norteará instituições e redes que ofertam o Ensino Médio no Ceará

RelacionadoPostagens

Quando o uso da medicação contra a influenza é necessário? Entenda indicações
Saúde

Quando o uso da medicação contra a influenza é necessário? Entenda indicações

16 de março de 2026
0

Com a circulação de vírus respiratórios, é comum a procura de medicamentos que tratem os sintomas gripais. Entre eles, está o oseltamivir, conhecido...

Veja maisDetails
Broncopneumonia: entenda quadro que causou internação de Bolsonaro

Broncopneumonia: entenda quadro que causou internação de Bolsonaro

14 de março de 2026
Anvisa alerta para riscos de uso indevido de preenchedores dérmicos

Anvisa alerta para riscos de uso indevido de preenchedores dérmicos

13 de março de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Destaques
  • Recente
Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

23 de fevereiro de 2026
Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

1 de março de 2026
Prefeitura do Aracati realiza Seleção Pública Simplificada para área da Educação

Confira os cargos previstos para o Concurso Público de Aracati 2026

16 de dezembro de 2025
Lançado Edital para concurso púplico da Câmara Municipal de Aracati

Lançado Edital para concurso púplico da Câmara Municipal de Aracati

28 de janeiro de 2026
Prefeita Roberta envia para a Câmara projeto que equipara o vencimento ao piso do magistério para diretores, coordenadores e secretários escolares

“Patroas do Aracati”: Prefeita Roberta envia para Câmara projeto de incentivo ao empreendedorismo feminino com bolsas de até 3 mil reais

17 de março de 2026
Vetmóvel de Aracati atende esta semana na Vila São Rafael

Vetmóvel de Aracati atende esta semana na Vila São Rafael

17 de março de 2026
Polícia apreende cerca de 2,5 kg de drogas e prende suspeito durante abordagem em Aracati

Polícia apreende cerca de 2,5 kg de drogas e prende suspeito durante abordagem em Aracati

17 de março de 2026
Aracati celebra o Dia de São Patrício com música e diversão nesta terça-feira (17)

Aracati celebra o Dia de São Patrício com música e diversão nesta terça-feira (17)

17 de março de 2026

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo.

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020