segunda-feira, março 2, 2026
  • Conecte-se
Sinal News
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Setembro Amarelo: Psicologia auxilia no tratamento integral de pacientes da Rede Sesa

Com o intuito de ajudar na saúde mental de pacientes e acompanhantes no hospital, HRN promove roda de conversa terapêutica

19 de setembro de 2023
A A
Setembro Amarelo: Psicologia auxilia no tratamento integral de pacientes da Rede Sesa

Foto: Teresa Fernandes e José Avelino Neto

491
SHARES
Compartilhar no WhatsappCompartilha no Facebook

Se é verdade que corpo e mente estão inteiramente ligados, então é fato que enfermidades físicas podem contribuir com o surgimento de transtornos psicológicos, assim como doenças psicológicas podem gerar males físicos. Por isso, os pacientes atendidos nos hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) contam com apoio psicológico para ajudá-los a enfrentarem o período de adoecimento.

“Em relação ao atendimento aos pacientes, o objetivo da psicologia é minimizar o sofrimento. Dependendo do diagnóstico e do período de hospitalização, é preciso dar apoio ao paciente e à família, que também sofre”, ressalta a psicóloga do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, Izabella Carvalho. Segundo ela, é preciso que o paciente seja visto de modo holístico. A psicóloga explicou que os males que estão no corpo podem afetar a mente e também outras áreas, como as dimensões social e econômica dos pacientes. No HRN, os atendimentos prioritários são de pacientes vítimas de tentativa de suicídio ou de violência sexual, além dos críticos que estão nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) e em cuidados paliativos na Unidade de Cuidados Especiais (UCE) e que têm doenças crônicas ou limitadoras da vida como HIV e lúpus.

Além dos atendimentos individuais e à beira leito, com o objetivo de promover o acolhimento e o cuidado de forma integral, o serviço de psicologia do HRN promove, em parceria com o serviço social e a equipe multiprofissional, rodas terapêuticas para os pacientes e rodas de conversa para acompanhantes, familiares e para os colaboradores.

As rodas terapêuticas são intervenções em grupo que repercutem diretamente na recuperação do paciente. Os grupos funcionam como um espaço acolhedor, no qual o paciente passa pelo processo de identificação com o outro, relacionado à vivência semelhante, e consegue expressar seus anseios e angústias diante o enfrentamento da internação.

“Gera maior conforto e adaptação ao ambiente hospitalar, na construção de vínculos sociais, por ser um espaço possível para elaboração sobre o processo de adoecimento e hospitalização. Criar esses espaços acolhedores traz repercussões emocionais que auxiliam, por exemplo, no manejo da ansiedade ou humor deprimido e outros aspectos vivenciados durante a internação”, explica a psicóloga Thallynne Rosendo da Costa.

O projeto “Conversa com acompanhantes” acontece periodicamente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) 3 e 4 e em setores de internação. Durante os momentos, os acompanhantes são orientados sobre normas hospitalares, controle de infecção hospitalar, papel do acompanhante, direitos e deveres dos usuários do SUS, além de poderem conversar sobre implicações psíquicas da internação.

“Esses momentos são fundamentais porque favorecem o processo de adaptação ao ambiente e à rotina hospitalar e possibilitam o desenvolvimento de estratégias de autocuidado durante o período da hospitalização”, ressalta a psicóloga Dalila Vasconcelos.

HRSC conta com projetos com foco na saúde mental promovidos pela assistência

No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), o cuidado com quem cuida é uma das ações desenvolvidas em dois diferentes projetos. A Jornada do Acompanhante é um deles, no qual direção, gestores e o serviço de psicologia escutam as reivindicações e propostas de melhorias dos acompanhantes, além de suas angústias e anseios.

“A Jornada é um momento onde eles podem se identificar, dizer o que sentem, e quando percebemos alguém mais aflito, com uma necessidade maior, a gente já faz um acompanhamento mais de perto”, explica o psicólogo hospitalar do HRSC, Claudione Lima.

Promovido pelo Serviço Social da unidade, o projeto Cidadão Consciente é um outro momento oportuno em que o serviço de psicologia atua, com vistas a garantir assistência e cuidado mais especializado aos acompanhantes de pacientes, sobretudo aqueles em idade mais avançada. Claudione Lima reflete que assumir o lugar que um dia foi daquele que está na condição de paciente, requer habilidade. “Esse é um momento de amparo, onde nós costumamos estimular a perspectiva do privilégio de ser um cuidador, você tem a oportunidade de retribuir o afeto, o amor e o carinho que recebeu daquela pessoa durante toda a vida, sendo o acompanhante dele”.

Para o psicólogo, a transferência de pensamento, em que o acompanhante passa a se enxergar como alguém privilegiado por cuidar de alguém, atenua as tensões que advêm do período de internação. “É complicado estar longe de casa, surge o estresse, a ansiedade, mas ali é a chance de exercer sua solidariedade humana, e ajudamos o acompanhante a se enxergar dessa forma”, diz.

Doenças graves e saúde mental

O diagnóstico de doenças graves é reconhecidamente um fator de risco associado à ideação suicida. Tanto a notícia do adoecimento como a expectativa de um difícil tratamento podem ser geradores de angústia em pacientes e familiares. Daí a importância de identificar sinais que predizem o grau de vulnerabilidade para o adoecimento mental.

“Qual a percepção que o paciente tem da doença? Já acompanhou ou perdeu pessoas que passaram pela mesma enfermidade? Há um luto recente?”, questiona Lourdes Oliveira, psicóloga do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC), unidade da Sesa.

A psicóloga explica que são muitos os possíveis impactos emocionais decorrentes dos desafios do enfrentamento de uma doença grave. “São levantados temas como a perda da autonomia, a perda da função social dentro da dinâmica familiar, há ainda um contato mais direto com a finitude, com a possibilidade de morrer, e também com a dor”, enumera a psicóloga.

Para lidar com a questão, várias estratégias devem ser consideradas. Além do apoio emocional de amigos e familiares, Lourdes ressalta a importância da comunicação entre a equipe de saúde e as pessoas da família, bem como a possibilidade de acompanhamento psicoterápico ou psiquiátrico. “É preciso desfazer os mitos. Dar suporte e informações deixa a pessoa mais segura. É o que fazemos”, comenta a psicóloga do IPC.

 
 
 
Fonte: Governo do Estado do Ceará
Etiquetas: CEARÁpsicologiaRede Sesasetembro amarelo
SendShare196
Anterior

Fortalecimento de ações do programa Ceará Sem Fome é debatido em reunião com líderes empresariais

Próximo

3ª Conferência Municipal de Cultura do Aracati debate Democracia e Direitos Culturais

RelacionadoPostagens

Exames da tireoide na gestação podem reduzir risco de autismo
Saúde

Exames da tireoide na gestação podem reduzir risco de autismo

2 de março de 2026
0

Realizar exames da tireoide durante a gestação e tratar adequadamente possíveis disfunções pode diminuir as chances ou o risco de...

Veja maisDetails
Polilaminina poderá ser oferecida gratuitamente pelo SUS após aprovação regulatória

Polilaminina poderá ser oferecida gratuitamente pelo SUS após aprovação regulatória

26 de fevereiro de 2026
UPA de Aracati já realizou mais de 5 mil atendimentos no mês de fevereiro; confira números

UPA de Aracati já realizou mais de 5 mil atendimentos no mês de fevereiro; confira números

25 de fevereiro de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Destaques
  • Recente
Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

23 de fevereiro de 2026
Prefeitura do Aracati realiza Seleção Pública Simplificada para área da Educação

Confira os cargos previstos para o Concurso Público de Aracati 2026

16 de dezembro de 2025
Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

1 de março de 2026
Lançado Edital para concurso púplico da Câmara Municipal de Aracati

Lançado Edital para concurso púplico da Câmara Municipal de Aracati

28 de janeiro de 2026
Aracatienses ficam retidos em Dubai após ataques do Irã; Prefeita Roberta de Bismarck está no grupo

Aracatienses ficam retidos em Dubai após ataques do Irã; Prefeita Roberta de Bismarck está no grupo

2 de março de 2026
Ceará tem mês menos violento da história desde 2009

Ceará tem mês menos violento da história desde 2009

2 de março de 2026
Resultado da segunda chamada do Prouni já está disponível

Resultado da segunda chamada do Prouni já está disponível

2 de março de 2026
Mais de 400 mulheres estão inscritas na 2ª Corrida Mulheres promovida pela OAB Litoral Leste

Mais de 400 mulheres estão inscritas na 2ª Corrida Mulheres promovida pela OAB Litoral Leste

2 de março de 2026

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo.

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020