Uma tartaruga, da espécie cabeçuda, encalhou na praia de Canoa Quebrada, em Aracati. Ela foi encontrada com desidratação profunda e sem forças para mexer as nadadeiras.
A secretaria de Meio ambiente, através de uma parceria com a APA de Canoa, entrou em contato com Tércio Vellardi do Recicriança, que realizou as primeiros socorros até a chegada do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), que realiza monitoramento e resgates de animais marinho.
“A mesma já foi encaminhada para o projeto, ao qual encontra-se com os devidos cuidados. Saliento aqui a importância da população nesses casos, pois realizaram os procedimentos corretos, não devolveram a tartaruga ao mar, entraram em contato com a secretaria e ONGs parceiras, mantiveram a tartaruga em condições confortável até a chegada dos especialistas”, destacou Leo Júnior, Secretário do Meio Ambiente de Aracati.
O representante da pasta ainda explicou que o animal, quando encalha, apresenta algum problema de saúde e precisa de cuidados, e “ao reintroduzir ao seu habitate natural de imediato, estamos devolvendo-o com problema e lá na frente ele pode voltar a encalhar e chegar a morrer”.






