Com a privatização do Parque Nacional de Jericoacoara, praias como Canoa Quebrada, em Aracati – que já desponta como top 3 dos destinos turísticos no Ceará – terão diferencial competitivo frente ao local que estará sendo administrado por iniciativa privada, através do consórcio Dunas, concessão após leilão realizado; principalmente dentro do turismo interno estadual – visto a medida encarecer a visita e permanência na praia do litoral oeste estadual.
Na contramão, a faixa litorânea de Aracati, que conta com Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato, Fontainha, Retirinho, por meio dos investimentos realizados nas esferas públicas e privadas, ofertam cada vez mais serviços de infraestrutura e turismo à aqueles que a visitam, sem aumentar o custo do seu turista e aqueles que também residem nelas.
De fácil acesso, o litoral aracatiense tanto é privilegiado geograficamente, quanto dispõe de serviços diversos para a população – turistas e nativos. Com várias opções de atrativos de lazer e gastronomia, as praias do município trazem ainda esse diferencial.